PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: KARIN HERCULANO PICADO

DISCENTE: KARIN HERCULANO PICADO
DATA: 27/06/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE A SINALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS À LUZ DO WAYFINDING.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação. Sensemaking. Siñalética. Wayfinding.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação
RESUMO: A presente dissertacao incide na construcao de estrategias para a criacao e desenvolvimento de um sistema de orientacao para o espaco da biblioteca universitaria, sustentado em premissas identificadas segundo autores reconhecidos na area de conhecimento do Design de Informacao: Sinaletica, Semiotica, Sensemaking e Wayfinding. A tematica abordada nesta pesquisa se refere a questoes relacionadas a caracteristica estetica e funcional da orientacao espacial em espacos publicos e as sinergias entre os utilizadores e o espaco. O presente trabalho estabelece como proposta para o objetivo geral analisar o material grafico do sistema de sinalizacao existente na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraiba –UFPB a e na Biblioteca Joacil de Britto Pereira da Faculdades Nova Esperanca – FACENE/FAMENE em Joao Pessoa sob a luz do Wayfinding, em seus aspectos tecnicos, esteticos e funcionais, embasados na escola semiotica Peirceana. E tem como objetivos especificos: conhecer os ambientes fisicos das Bibliotecas Universitarias das referidas instituicoes de ensino superior em Joao Pessoa e as relacoes entre os elementos de sinalizacao aplicados, compreendendo a conformacao visual e textual da mensagem; descrever os recursos semioticos empregados no sistema de sinalizacao dos referidos ambientes, de modo a compreender relacoes entre cores, texturas, palavras e diagramas na mensagem visual e sensorial; identificar as necessidades sensoriais dos usuarios dos referidos ambientes, delineando elementos de persuasao e instigacao da mensagem visual e sensorial Para o desenvolvimento deste estudo, fez-se necessario definir uma estrategia metodologica, onde utilizamos das pesquisas: bibliografica, exploratoria, descritiva e qualitativa, A resultante do inventario correspondeu a coleta dos dados. Posteriormente ao inventario de sinalizacao realizamos a interpretacao desses dados, sob a luz da semiotica pierciana. Apos a analise, com os resultados obtidos e a partir do emprego do Metodo de Desdobramento em 3 Etapas - MD3E, juntamente com a perspectiva do sensemaking apresentamos um projeto de sinalizacao aplicavel aos referidos ambientes fundamentado nos diversos conceito estabelecidos para um Sistema de Informacao para Wayfinding (SIW).
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES