PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ DIAS DE FRANCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIZ DIAS DE FRANCA
DATA: 11/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório AZUL do CCSA/UFPB
TÍTULO: PERPETRADORES DE ATOS VIOLENTOS NO PERÍODO DE 1964 A 1985: estudo centrado na Teoria Fundamentada e Análise de Redes Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Fundamentada nos Dados. Análise de Redes Sociais. Regime de 1964 a 1985. Ditadura Civil-Militar. Violência do Estado.
PÁGINAS: 253
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação
RESUMO: Trata-se da pesquisa de doutorado que fez uso dos principios da Teoria Fundamentada nos Dados e da Analise de Redes Sociais para fazer emergir a tese de que o regime de excecao no Brasil durou 21 anos pois estava sustentado por uma rede coesa e robusta formada por individuos que partilhavam do mesmo pensamento ideologico. Para tanto, em uma abordagem de aproximacao do objeto estudado, a Teoria Fundamentada se inseriu na perspectiva exploratoria de dados levantando os nomes dos perpetradores de atos violentes constantes no relatorio final da Comissao Nacional da Verdade e divulgados em 2014. Assim, foram coletados os nomes de individuos que compuseram um quadro inicial de atores sociais para construcao da rede de violadores de direitos humanos. Por meio da construcao de uma matriz, foram associadas a cada autor, suas respectivas ligacoes a quinze determinados eventos. Para dar profundidade, foram realizadas pesquisas nos repositorios digitais de documentos (tais quais suas respectivas disponibilidades) das seguintes referencias: Projeto Brasil Nunca Mais de 1985, da Arquidiocese de Sao Paulo, Arquivo Nacional e Hemeroteca Digital Brasileira. Com os achados, foi possivel finalizar a metodologia da Teoria Fundamentada com o seguinte: E possivel esquadrinhar uma relacao entre um dado par de atores realizando uma escrutinacao documental! De ordem de tal premissa, foi realizada uma pesquisa em profundidade nos arquivos do Sistema de Informacao do Arquivo Nacional e nele, foram recuperados milhares de documentos associados aqueles individuos ora categorizados como atores violentos do regime supracitado. Para a analise da massa documental recuperada em meio digital, foram realizadas mineracoes de texto com o intuito verificar a frequencia com que os atores se relacionavam. A abordagem utilizada fundamentou o grau de conexao desses individuos o que tornou possivel perceber a rede estrutural que sustentou o regime de excecao em vigor no Pais e dela, atraves da Analise de Redes Sociais, fundamentar a tese aqui apresentada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Externo ao Programa - 2126061 - PAULO GIOVANI ANTONINO NUNES
Externo à Instituição - THAIS HELEN DO NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - Ricardo Cesar Gonçalves Sant''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Ana
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA