PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA MARIA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA MARIA DE ALMEIDA
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala de Reunião - PPGCI
TÍTULO: ENTRE O CACHIMBO E A FUMAÇA: UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS DA JUREMA NA CULTURA MATERIAL RELIGIOSA
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Material. Memória. Jurema
RESUMO: A Jurema compreende em uma religião afro-indígena oriunda da cidade paraibana de Alhandra. Tal como as demais religiões e manifestações culturais, ela possui uma gama de objetos, entre adornos, instrumentos musicais e demais coisas sagradas que compõem o cenário (MILLS, 2013) religioso, que, além de serem utilizadas na realização do rito, possuem valores histórico e memorial tanto para os/as fiéis dos terreiros que as retêm, como para a própria religião, como objetos sagrados constantes nos sítios de Alhandra. Diante disso, buscaremos compreender as memórias construídas sobre a Jurema por meio das informações constantes na cultura material e nas narrativas das/dos fiéis mais experientes no contexto religioso. A cultura material é compreendida enquanto médium (ASSMANN, 2011), na qual possui a potencialidade de evocar memórias sobre a Jurema. Para tanto, executaremos a observação participante, com ênfase na abordagem etnográfica, compreendendo a cultura enquanto uma teia de significados que devem ser interpretados, aqui, à luz da semiótica (GEERTZ, 2008) (SANTAELLA; NÖTH, 1997). Para a elaboração da pesquisa, serão observados três terreiros situados no estado da Paraíba, especificamente em João Pessoa, Santa Rita e Alhandra. Os terreiros foram selecionados conforme sua relevância para religião, referências de lugar e de lideranças mais velhas. A partir da cultura material religiosa, planearemos compreender a diversidade sígnica no seio da Jurema, as informações produzidas, seus aspectos simbólicos, históricos e memoriais.
Presidente - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES