PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MERIANE VIEIRA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA MERIANE VIEIRA DA ROCHA
DATA: 26/09/2019
LOCAL: Sala de videoconferências do CCSA
TÍTULO: Um olhar sobre os Cursos de Bacharelado em Arquivologia no Brasil, à luz do regime de informação
PALAVRAS-CHAVES: Arquivologia - Cursos de Bacharelado. Arquivologia - Forma de Vida Acadêmica. Regime de Informação. Inteligência Coletiva. Ciência da Informação
RESUMO: Objetiva analisar, à luz do conceito de regime de informação, a implantação dos Cursos de Bacharelado em Arquivologia no Brasil, com ênfase nas ações de informação que contribuíram, no contexto da forma de vida acadêmica compartilhada por seus atores sociais, para emergência e consolidação desses Cursos. Nesse sentido, pretende explorar as mediações dessa forma de vida acadêmica a partir do modelo de regime de informação proposto por González de Gómez (1999), partindo do pressuposto de que a cultura informacional, compartilhada pelos atores no âmbito de um dado espaço social, contribui para o entendimento da sua aplicação em um dado contexto. Como ponto inicial, foram identificados os cursos de bacharelado em Arquivologia do Brasil e seus respectivos docentes que possuem currículo na Plataforma Lattes. A escolha do tema é motivada por proporcionar um espaço que favoreça o estudo dos currículos adotados nos Cursos de Bacharelado em Arquivologia no Brasil, de modo a oferecer contribuições a partir da utilização das abordagens do perfil institucional e perfil docente relacionadas às ações das pessoas, dos conteúdos e recursos institucionais/docentes, do poder implícito e das diferenças no perfil das instituições e do perfil dos docentes, buscando estabelecer parâmetros entre a teoria e a prática na área. O referencial teórico aborda a Arquivologia brasileira no contexto do regime de informação e a possibilidade de uma Inteligência Coletiva na forma de vida relacionada à Arquivologia, no Brasil. A pesquisa está caracterizada como descritiva, a partir de uma abordagem qualiquantitativa, e os caminhos de processos de busca e análises dos dados serão delineados com os princípios do método indiciário de Ginzburg (1989) e a técnica de brauseio de Araújo (2004). Espera-se, também, contribuir para a formação de uma rede de comunicação de pesquisa entre a áreas da Arquivologia e da Ciência da Informação.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES