PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO
DATA: 27/03/2019
LOCAL:
TÍTULO: NOVOS ESPAÇOS PARA COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: aplicações na web
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Bibliotecas Universitárias. Modelo de Comunicação Digital. Mídias Sociais.
RESUMO: Vivemos em um cenário no qual as pessoas estão conectadas a todo instante, formando uma rede global onde não há barreiras de espaço e tempo. A sociedade contemporânea revela um elo muito forte, podemos dizer irreversível, entre as pessoas e as tecnologias digitais de informação e comunicação, ou seja, um novo perfil de cultura da sociedade atual, na qual a tecnologia desempenha um papel essencial no plano econômico, político e social. A biblioteca como instituição provedora de informação reflete as mudanças sociais advindas da inovação tecnológica, diante disso, ela pode valer-se das ferramentas de comunicação para garantir a qualidade na prestação de seus serviços, bem como na oferta de seus produtos. Em ambientes de Bibliotecas Universitárias, o uso das tecnologias digitais tem sido uma evolução natural estimulada pelos usuários do mundo acadêmico, bastante susceptível às mudanças e inovações. As informações que outrora eram disseminadas por meio de murais físicos migraram para plataformas de comunicação online, como sites, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. A proposta desse estudo é investigar como as bibliotecas universitárias nacionais e internacionais têm desempenhado suas práticas comunicacionais no cenário moderno e tecnológico das mídias sociais. Essa pesquisa possui caráter descritivo e utilizará o método da Análise de Conteúdo no sentido de categorizar os dados coletados por meio da observação, buscando classificá-los de acordo com os temas previamente estabelecidos. Neste sentido será proposto um modelo de comunicação voltado para as práticas comunicacionais de bibliotecas universitárias no contexto das mídias sociais.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA