PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: JEFFERSON HIGINO DA SILVA

DISCENTE: JEFFERSON HIGINO DA SILVA
DATA: 10/03/2020
LOCAL: Sala de videoconferência do CCSA
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: DELINEAMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Representação da informação; Arquivologia; descrição; classificação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: No Brasil, as pesquisas que tratam sobre a representação da informação, em Arquivologia, estão ligadas aos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação. Apesar de aproximações da representação da informação com as funções de descrição e de classificação arquivística, surge a necessidade de compreensão dessas relações nas pesquisas, visando a possíveis direcionamentos acerca da temática. Propõe-se analisar o delineamento da representação da informação no contexto da Arquivologia, por meio das teses e de dissertações produzidas em Ciência da Informação no Brasil. Discorre-se sobre a Arquivologia nos caminhos informacionais e suas transformações teórico-conceituais, demarcando as particularidades do documento arquivístico. Destacam-se a representação da informação na Ciência da Informação e os possíveis reflexos da temática na Arquivologia. Quantos aos objetivos, esta pesquisa classifica-se como descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica, quanto aos procedimentos de coleta dos dados. Por meio de busca realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, obtiveram-se 17 estudos distribuídos em diferentes programas de universidade do país, analisando-os a partir da “Análise de Conteúdo” de Bardin, estabelecendo categorias acerca dos elementos característicos nos estudos. A representação da informação, na Arquivologia, através da análise das teses e das dissertações em Ciência da Informação, no Brasil, é visualizada por meio da classificação e da descrição, em sua dimensão temática ou descritiva, ora sendo essas atividades, ora os resultados delas a partir dos planos de classificação e de instrumentos de pesquisa. Isso se dá por meio de relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, o que auxilia em ações, como a identificação, a análise e a organização dos documentos em ambientes analógicos ou digitais, com observância dos princípios arquivísticos, bem como as características documentais.
Presidente - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES