PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: RAFAEL SILVA DA CÂMARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL SILVA DA CÂMARA
DATA: 26/03/2020
LOCAL: Sala de aula pós 4
TÍTULO: INSTITUCIONALIZAÇÃO CIENTÍFICA DA ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO: CONTRIBUTOS SOCIAIS E COGNITIVOS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Economia política da informação. Ciência da informação. Institucionalização científica. Campo científico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: Apresenta os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da Economia Política da Informação na produção científica do campo da Ciência da Informação brasileira. Embora um tema previsto na área, a Economia Política da Informação aparenta pouca exploração nas pesquisas em Ciência da Informação. Alicerça teoricamente o estudo com as concepções de Análise de Domínio, de Hjorland Birger; de Campo Científico, de Pierre Bourdieu e de Institucionalização Científica, de Richard Whitley. Adota a pesquisa de campo e análise bibliométrica na investigação. Na trajetória descritiva e documental, reconhece e levanta formações acadêmicas de autores que publicaram trabalhos nos Grupos de Trabalhos com espaços destinados a produção de conhecimento em Ciência da Informação na seção brasileira da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Ulepicc). Analisa a produção científica em economia política recuperada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e no Repertório da Produção Periódica Brasileira de Ciência da Informação (RPPBCI). Destaca as fontes de informação e levanta as palavras-chave mais frequentes. Destaca os autores mais produtivos, os principais paradigmas de informação em seus trabalhos e os principais referentes teóricos por meio dos autores referenciados por eles. Analisa as áreas predominantes dos grupos de pesquisa em que os autores mais produtivos desenvolvem atividades. Na trajetória de campo, dialoga com pesquisadores reconhecidos pela relevância científica e acadêmica na linha de estudo e investigação em economia política da informação, comunicação e cultura, por meio da realização de entrevistas concedidas na cidade de Maceió, a fim de levantar outras informações pertinentes e que enriqueçam a análise. Percebe que o capítulo brasileiro da Ulepicc e seus associados interferem diretamente no domínio maior de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Constata que o periódico científico Liinc em Revista é o principal canal de comunicação científica na área de Ciência da Informação que publica trabalhos e resultados de pesquisa em economia política. Os resultados mostram que a Ciência da Informação segue em sua institucionalização social no que se refere ao reconhecimento da produção científica e de grupos de pesquisa. Contudo, a institucionalização cognitiva permanece como um desafio teórico e epistemológico na área, onde questões de consenso de linguagem, palavras-chaves, objetos de investigação e referentes teóricos apresentam grande variedade na produção científica, além de pequenas divergências nos relatos dos pesquisadores entrevistados. Percebe que no contexto da interdisciplinaridade, a área de Comunicação é a mais atuante e influente nos estudos infocomunicacionais de um campo maior em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Contudo, os eventos e os periódicos científicos com ênfase neste tema têm aberto cada vez mais espaços para as colaborações da Ciência da Informação, o que se faz relevante na área para o fortalecimento dos estudos da economia política da informação, rumo ao reconhecimento de pesquisadores, de fontes e de objetos de estudo. Assim, considera que o processo sociocognitivo de institucionalização científica do subcampo da economia política da informação na Ciência da Informação brasileira encontra-se em um estágio rudimentar.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES