PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUENY LEDA ARAUJO RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUENY LEDA ARAUJO RIBEIRO
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Sala de Vídeo-Conferência - CCSA/UFPB
TÍTULO: COMPORTAMENTO HUMANO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: estudo de caso na Universidade Federal da Paraíba – Brasil e na Universidade de Aveiro - Portugal
PALAVRAS-CHAVES: Segurança da Informação. Comportamento. Teoria da Motivação de Proteção. Universidades.
RESUMO: Constituindo-se como elemento essencial para o desenvolvimento da sociedade, responsável pelas transformações tecnológicas, administrativas e organizacionais, a informação tem sido considerada um dos ativos mais importantes para as organizações. Diante da dimensionalidade desses ativos na operação dos mercados de bens e serviços, na dinâmica organizacional, as informações são rotineiramente trocadas, compradas, geradas e aplicadas ao trabalho. Nesse sentido, a gestão de ativos de informação, importante constituinte da expansão organizacional, precisa considerar a aplicabilidade da segurança da informação como um dos procedimentos essenciais de sua estratégia, com base em uma abordagem completa cujas dimensões tecnológicas e humanas sejam contempladas, perante a necessidade urgente da aplicação de uma abordagem interdisciplinar em que o fator humano deve desempenhar um papel fundamental. Nesse contexto, a proposta da pesquisa apresentada neste projeto, tem por objetivo estabelecer uma análise comparativa e relacional entre aspectos comportamentais em segurança da informação dos servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Brasil) e da Universidade de Aveiro (UA/Portugal), tendo como suporte a Teoria da Motivação de Proteção (TMP). Como apoio metodológico, para alcançar o objetivo e responder ao questionamento da identificação dos aspectos comportamentais nesse universo, a pesquisa proposta, de natureza aplicada, será classificada como descritiva, com uma abordagem quali-quantitativa, que terá como estratégia de investigação os estudos de casos múltiplos. Para tanto, será utilizada a triangulação das informações obtidas por meio de pesquisa documental, entrevista e questionário online; e para a análise dos dados, será utilizada a análise estatística e de conteúdo. Espera-se com a pesquisa que as constatações formuladas possam ser determinantes para que os profissionais de segurança, não apenas de universidades, mas dos diversos segmentos, desenvolvam estratégias de segurança que contribuam, efetivamente, no desenvolvimento de um comportamento preventivo dos funcionários de distintas organizações.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA