PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: PEDRO AUGUSTO DE LIMA BARROSO

DISCENTE: PEDRO AUGUSTO DE LIMA BARROSO
DATA: 16/03/2020
LOCAL: POS-4 PPGCI/UFPB
TÍTULO: O Impacto das Lawtechs no Acesso e Uso da Informação Jurídica
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Lawtechs. Informação Jurídica. Inovação tecnológica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: No decorrer da era denominada Big Data, em que cada dia que se passa é ponto de partida para criação de novas ferramentas tecnológicas, que surgem com o intuito de otimizar as tarefas mecânicas realizadas pelos seres humanos, reduzir gastos e reduzir o tempo de trabalho dos mais variados níveis de conhecimento. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o impacto das lawtechs no acesso e uso da informação jurídica, facilitando o fluxo informacional deste ramo do conhecimento. A base teórica assenta-se nos conceitos relacionados a três áreas: a Ciência da Informação, o Direito e a Computação. A metodologia consiste em pesquisa documental, de caráter exploratório e descritivo, de natureza aplicada e o método de coleta de dados utilizado foram entrevistas estruturadas com os escritórios da cidade de João Pessoa que utilizam a inovação tecnológica. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de conteúdo (AC) proposta por Bardin, na qual as categorias foram estabelecidas no decorrer da coleta. Os resultados obtidos mostram que o desenvolvimento das lawtechs dependem de sua disseminação no âmbito jurídico nacional, de modo que seja possível promover o acesso e uso da informação jurídica. Existem boas perspectivas no mercado jurídico para o desenvolvimento das lawtechs, constituindo-se em um nicho promissor para os profissionais da informação, cujos conhecimentos especializados, podem trazer grandes contribuições acadêmicas, sociais e científicas para a temática. Destarte com referência ao acesso e uso da informação jurídica, por meio das lawtechs, pode-se perceber a aproximação entre advogado e clientes, pois a partir da ferramenta tecnológica o cliente verifica o andamento processual, facilitando o andamento de outros processos dos advogados. E outro ponto relevante, é com relação a jurisprudência que nas lawtechs ficou mais fácil de encontrar as decisões dos juízes, facilitando a solução e argumentos que os advogados devem ter com relação a cada caso em curso.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS