PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIANA FERREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIANA FERREIRA DE SOUSA
DATA: 30/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI
TÍTULO: AS PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE LEITURA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA INFORMACIONAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Biblioterapia. Mediação de Leitura. Práticas informacionais. Resiliência Informacional
PÁGINAS: 107
RESUMO: A temática a ser abordada nesta pesquisa se insere no universo simbólico das práticas sociais de leitura, sobretudo no que diz respeito aos aspectos práticos para obtenção de informação através da literatura, com vistas a obter a Resiliência Informacional. O objetivo é analisar se e por quais meios/processos as práticas informacionais de leitura, desenvolvidas por mediadores de ações de Biblioterapia em contextos educacionais, são capazes de desenvolver a resiliência informacional nos sujeitos participantes destas ações. Dessa forma, visa abordar a Biblioterapia como recurso multidisciplinar que auxilia de forma terapêutica através do processo dialógico da Mediação de Leitura. No campo informacional, considera-se o processo biblioterapêutico muito importante no desenvolvimento de competências socioemocionais em contextos de vida em que as incertezas são aspectos limitantes. Nesse sentido, esta pesquisa explora o conceito de Resiliência Informacional para explicar o processo informacional que resulta das práticas de leitura desenvolvidas a partir da Biblioterapia no contexto educacional. Parte-se do pressuposto, de que as práticas de leitura, aqui compreendidas como promotoras de práticas informacionais, uma vez que se processem, fundamentalmente, como mediadoras de conteúdos informacionais, adequados à realidade dos sujeitos aos quais são destinados, podem se configurar como um importante elemento capaz de oferecer a estes subsídios necessários para que superem um estado de incerteza informacional e construam uma situação de resiliência informacional capaz de ressignificar elementos constitutivos de seus contextos de vida. Cientes da complexidade dessa problemática, optou-se por adaptar e aplicar o modelo de Brasileiro (2017), a fim de explorar os seus elementos explicativos da formação/manutenção dos laços sociais efetivados a partir da interação em grupo (foco de atenção mútua, humor compartilhado, solidariedade, símbolos de pertencimento, energia emocional, moralidade) e as práticas informacionais de leitura geradas a partir da Biblioterapia. Do ponto de vista metodológico, será realizada uma investigação empírica de coleta de informações acerca das ações de Biblioterapia e coleta de depoimentos dos sujeitos que fazem parte dessas práticas, tais como mediadores de leitura e os seus integrantes, por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas, as quais serão analisadas por meio da técnica de Análise de Discurso definida por Orlandi (2007). A fundamentação conceitual e teórica foi construída a partir do diálogo entre autores de diferentes áreas e traz elementos da Psicologia Humanista, sobretudo da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Externo à Instituição - LIDIA EUGENIA CAVALCANTE