PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO SANTOS
DATA: 24/04/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de aula pós 4
TÍTULO: FICÇÕES E REALIDADES RECONSTRUÍDAS: práticas informacionais na produção da comunicação científica visual sobre a esquistossomose na década de 1940
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Científica; Comunicação Científica Visual; Práticas Informacionais; Esquistossomose; Ilustrações Científicas; Fotografia; Imagem.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta tese apresenta uma abordagem interconceitual sobre a comunicação científica e a linguagem visual, que aqui se denomina, de Comunicação Científica Visual (CCV). Tal conceito se refere ao processo de seleção, organização, uso, produção e publicização da informação científica elaborado a partir de uma linguagem multimodal, que é entendida como a interação das linguagens verbal e imagética, em especial as ilustrações científicas (ICs). Essa abordagem teve ênfase nas práticas informacionais compreendidas como maneira de recepcionar, gerir e transferir as informações que são produzidas e desenvolvidas nos circuitos de informação ocorridas no âmbito de contextos culturais. A problemática da pesquisa baseou-se na ausência de uma percepção em relação ao processo comunicacional fundamentado nos documentos imagéticos, pois não foram identificados trabalhos que abordem a publicização de informações científicas tendo as imagens como canal de comunicação. Nesse aspecto, quando são selecionados e analisados os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na área da CI, sobre comunicação científica, há, sobremaneira, uma ênfase nos periódicos, ou seja, nos documentos textuais. O objetivo central da discussão foi analisar como as ilustrações científicas, sobre a esquistossomose produzidas na década de 1940, no Instituto Oswaldo Cruz, se constituem em práticas informacionais de comunicação científica visual. A pesquisa desenvolvida foi descritiva com abordagem quali-quantitativa de natureza documental. O corpus de análise foi o álbum Schistosomiasis mansoni, composto por trinta e três fotografias e trinta desenhos aquarelados sobre a esquistossomose, que foi organizado por um grupo de pesquisadores (César Ferreira Pinto, Joaquim Pinto da Silva, Antônio Firmato de Almeida e Raimundo Honório Daniel) e demostra as práticas de informacionais de comunicação científica visual ocorridas nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, na década de 1940.Isto posto, a presente pesquisa doutoral contribui para a ampliação e a inserção dos documentos imagéticos no processo de comunicação científica com a realização de práticas informacionais originárias de uma linguagem visual.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 1533170 - CAROLINE DELEVATI COLPO
Externo à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM
Externo à Instituição - MARCOS GALINDO LIMA
Externo à Instituição - THAIS HELEN DO NASCIMENTO SANTOS