PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: FABIANO CESAR DE MENDONÇA VIDAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO CESAR DE MENDONÇA VIDAL
DATA: 07/04/2020
LOCAL: Sala do PPGCI
TÍTULO: O NEGRO ESCRAVO NA PARAÍBA A PARTIR DA DOS INÉDITOS DE ADEMAR VIDAL: preposto informacional na construção da memória
PALAVRAS-CHAVES: Informação e Memória. Memória. Negro Escravo na Paraíba. Arquivo Pessoal de Ademar Vidal. Documentos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As informações que compõem os arquivos pessoais carregam dados de um tempo e de um lugar no passado. Quando se pensa em arquivos pessoais, geralmente relacionam-se a este termo os conceitos de memória, identidade e informação, considerando-os campos essenciais na modernidade. Assim, neste trabalho as memórias do presente apreendem os arquivos em busca da consciência histórica registrada pela consistência dessa memória em um conjunto de inéditos na produção vidaliana. O objetivo geral foi analisar a contribuição desses escritos na perspectiva da construção da memória acerca do negro escravo na Paraíba (PB). Entende-se que os inéditos produzidos por Ademar Vidal têm a função de ser suporte da informação, assumindo essa incumbência de acordo com a circunstância e uso. Dentre os vários escritos do autor, seleciona-se um corpus formado por três inéditos, os quais versam sobre o negro escravo. Focando no contexto informacional do arquivo, localizado no Instituto Histórico e Geográfico na Paraíba – IHGP apresenta-se sua organização e análise como instrumento de construção de uma memória coletiva. As memórias do negro escravo abordadas pelo autor em seus escritos fazem parte do seu acervo, que se configura como o conjunto de tudo aquilo que tem sentido social, representado de forma material e simbólica, e devem ser recuperadas, conservadas, disseminadas e socializadas. Tendo essa produção do autor como objeto de estudo, a pesquisa documental realizada neste trabalho demonstrou ser fonte essencial de apreensão da realidade. A discussão girou em torno da constituição de uma memória social com fins de uma identificação e legitimação das informações dos inéditos, que em seu lado memorialístico carregam elementos capazes de fortalecer os aspectos acerca do período da escravidão na Paraíba. A organização atribuída ao arquivo resultou na concepção desse espaço como instrumento de transmissão de uma escrita, reconstruída pelo autor/produtor do arquivo. Considera-se que a produção de Ademar Vidal trouxe à luz a contribuição de negros escravos pela história oficial, suscitando registros de uma memória que obriga a repensar outra história, em particular, do povo paraibano.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA