PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: EMILIA EULINA PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: EMILIA EULINA PEREIRA DE SOUZA
DATA: 08/04/2020
LOCAL: Online
TÍTULO: Entre o digital e o não digital: um estudo dos usuários do Arquivo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Estudo de Usuários. Usuários de Informação. Arquivo - Centro de Ciências da Saúde - UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A temática de Estudos dos Usuários (EU) é recorrente na Ciência da Informação, tendo em vista a percepção de que estes são indivíduos fundamentais nos processos informacionais. Esses estudos são primordiais para o reconhecimento do uso dos arquivos, buscando o aperfeiçoamento quanto ao atendimento de demandas, necessidades, comportamento, etc. A partir dessas perspectivas, o objetivo geral consiste em compreender as necessidades de informações dos usuários do arquivo do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como problemática a seguinte indagação: quais seriam as formas adequadas para identificar e atender as questões de busca de informações dos usuários do arquivo do Arquivo do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)? Especificamente, buscou-se traçar o perfil do usuário de arquivo do CCS/UFPB, identificando as principais necessidades de informações dos usuários, como também verificar se os procedimentos de gestão de documentos do arquivo do CCS/UFPB são compatíveis para atender as necessidades de informação dos usuários. Sua configuração metodológica está pautada numa perspectiva bibliográfica, descritiva, exploratória, de cunho quanti-qualitativo, utilizando uma abordagem alternativa, com uso de questionários. No início da operacionalização da pesquisa feita com os usuários, pertencentes ao ambiente interno do arquivo da direção do CCS/UFPB, foi viável traçar o perfil dos usuários internos. O segundo passo caracterizou-se por identificar as principais necessidades de informações dos usuários como uso de fontes, serviços e sistemas de informação. Ao verificar se os procedimentos de gestão de documentos do arquivo do CCS/UFPB, verifica-se que são compatíveis para atender as necessidades de informação dos usuários.
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA