PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA RAQUEL DE LEMOS VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA RAQUEL DE LEMOS VIANA
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Sala Virtual Utilizando a Ferramenta Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIA FEMINISTA EM REDE: entrelaçamentos entre memória e identidade no Instagram a partir de coletivos feministas
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Identidade. Redes sociais digitais. Instagram. Feminismo
RESUMO: Com as mudanças ocorridas nas últimas décadas, sobretudo pela convergência das mídias e surgimento de novas sociabilidades e possibilidades a partir da tecnologia, percebe- se a influência e rupturas na organização social. Para acompanhar o desenvolvimento social, informacional e digital, as mulheres em sua dimensão subversiva, buscam romper fissuras para modificar o espaço público e construir novos papéis sociais, a partir de novas competências e habilidades em lidar com as tecnologias e com a internet, que cada vez mais faz parte do cotidiano dos sujeitos, embora ainda de maneira desigual e excludente. Esta pesquisa se propõe a investigar os aspectos de memória e identidade dos coletivos feministas de João Pessoa - PB no Instagram. Por isso, guia-se no interesse de possibilitar novos pontos de vista sobre o complexo fenômeno da memória que se relaciona intrinsecamente com a identidade. Sendo o espaço da memória, o espaço de ressignificar, o espaço de construir e reconstruir representações e identidade, atravessadas pelas representações sociais, historicamente construídas que concernem ao todo na sociedade, apoiado por três perspectivas, sendo o primeiro mulheres vinculadas à universidade; o segundo ao mercado e o terceiro sem vínculo estrutural . A dimensão teórica que sustenta a investigação está centrado em três eixos que se entrelaçam: a memória enquanto campo de estudo, a internet, especificamente as redes sociais digitais (Instagram) como uma tecnologia que está mudando comportamentos e possibilitando novos espaços de memória, e a identidade, que vem sendo afetado por estes novos comportamentos. A partir da perspectiva feminista, analisando coletivos de mulheres que atuam para a construção de uma sociedade democrática e com igualdade de gênero, com base em novas narrativas. Para o alcance do objetivo, a metodologia de abordagem qualitativa está estruturada quanto à fonte como pesquisa de campo, por meio da etnografia virtual para entender as características específicas dos coletivos feministas de João Pessoa no Instagram, quanto ao objetivo, descritiva, para isso, utiliza-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas com mulheres que compunham a coordenação e gerenciam as redes sociais. Para análise e tratamento dos dados, opta-se pela análise do Discurso do sujeito coletivo (DSC) que consiste em um método para resgate de Representações sociais significativas presentes.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA