PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNIE ANDERSON NASCIMENTO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNIE ANDERSON NASCIMENTO DE FARIAS
DATA: 09/06/2020
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIA INSTITUCIONAL: proposta de estratégias de preservação digital para repositórios institucionais
PALAVRAS-CHAVES: Memória Institucional. Repositórios Institucionais. Políticas de Informação. Estratégias de Preservação Digital. Preservação de Documentos Digitais.
RESUMO: Disponibilizar as memórias institucionais produzidas pelas instituições de ensino superior federais nos repositórios institucionais pode contribuir para possibilitar o acesso e uso da informação. No Brasil, executar as estratégias de preservação digital pelos repositórios contribui para o acesso e uso da informação por tempo prolongado. Tem como objetivo geral analisar as estratégias de preservação digital utilizadas pelos Repositórios Institucionais Públicos de Ensino Superior nacionais e estrangeiras. Os objetivos específicos são: compreender como a preservação digital é apresentada nos Repositórios Institucionais (RI) das universidades públicas nacionais e estrangeiras; comparar as estratégias de preservação digital presentes nas políticas de informação dos Repositórios institucionais das universidades públicas nacionais e estrangeiras; apresentar um perfil dos RI quanto a preservação digital científica e sua contribuição à memória institucional. A metodologia proposta foi a pesquisa explicativa e descritiva com análises quantitativa e qualitativa dos dados. O universo da pesquisa será os 58 websites dos repositórios institucionais das instituições públicas de ensino superior nacionais inscritos no IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - e os indexados no OpenDoar e ROAR. Para os estrangeiros será escolhido um número correspondente na lista do Ranking Web of Repositorie. Teve como ferramenta de análise o software OpenDoar, com a representação dos conceitos de Márdero Arellano (2008), Baggio e Blattmann (2017) Ferreira e Silva, (2018), Santos e Flores (2018), National Digital Stewardship Alliance (2019) e Digital Curation Center (2020). No Brasil ainda persiste a falta das políticas de preservação digital nos repositórios institucionais, onde há ausência de 15,5 % na divulgação e responsabilidades, e estratégias adotadas que não preenche requisitos mínimos para de preservação dos objetos digitais. Concluiu que os repositórios institucionais das universidades do Brasil necessitam estratégias de preservação garantindo a memória institucional para sua divulgação e adaptação as novas modalidades dos serviços aos usuários.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA