PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO FELIPY CUNHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO FELIPY CUNHA DA SILVA
DATA: 04/06/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-de-mestrado-de-pedro-felipy-ppgci-ufpb
TÍTULO: REGISTROS DIGITAIS ARQUIVÍSTICOS: um estudo de caso aplicado ao Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Arquivo digital. Ciência da informação. Modelos de classificação de registros digitais. Registros digitais arquivísticos.
RESUMO: O crescimento do uso da tecnologia como mediadora da ação humana por pessoas e instituições, ocasionou o aumento do número de registros de atividades em ambientes digitais. Gerir e armazenar tais registros, seguindo critérios que permitam a sua organização e acesso no presente e no futuro, constituem-se em um desafio para a comunidade científica e profissional da área de informação. No contexto da transformação digital do serviço público, as universidades federais concentram um conjunto de demandas relacionadas a criação e armazenamento desses registros digitais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender como se caracterizam os registros digitais produzidos pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB), por meio dos modelos de classificação e do conceito de documento arquivístico digital. Para tal, buscou identificar na literatura modelos que permitam descrever e classificar os registros digitais criados pelo CCJ/UFPB; propor a classificação de uma amostra dos registros digitais produzidos pelo CCJ/UFPB baseada nos modelos disponíveis nas publicações; e comparar os registros digitais criados pelo CCJ/UFPB com o conceito de documento arquivístico digital. Metodologicamente, trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, composto de pesquisa bibliográfica, descritiva e aplicada. A revisão sistemática e o estudo de caso único foram os procedimentos utilizados para a coleta de dados. Os resultados preliminares demonstram a existência de cinco modelos de classificação de registros digitais. Após a aplicação dos modelos ao levantamento dos registros digitais produzidos pelo CCJ/UFPB, pretende-se obter respostas quanto a sua vinculação ao conceito de documento arquivístico digital, bem como as suas possibilidades de classificação.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE