PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUIZ DE FRANÇA MADEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUIZ DE FRANÇA MADEIRO
DATA: 24/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet - meet.google.com/rki-onxi-zue
TÍTULO: ANÁLISE DOS COMPONENTES DO CICLO DE VIDA DE DADOS NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA: Um estudo comparado
PALAVRAS-CHAVES: e-Science. Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação. Arquivista de dados. Projeto Político Pedagógico.
PÁGINAS: 76
RESUMO: A partir dos contínuos avanços tecnológicos ocorridos entre o final do século XX e o início do século atual, tem emergido em países desenvolvidos no âmbito dos pesquisadores a preocupação pela produção, armazenamento e acesso a dados gerados a partir do uso dos mais diversos aparatos de tecnologia da informação. Estas atividades têm exigido profissionais da informação capacitados para atuar em instituições acadêmicas e de pesquisa com a finalidade de garantir a validação da pesquisa e sua disponibilização para outros pesquisadores, assim como a obtenção de apoio de agências financiadoras para os fomentos de suas atividades. Para acrescentar mais a este cenário, tem-se a necessidade de formar um profissional com conhecimentos para lidar com os dados de maneira permanente, que proporcione no futuro o seu acesso e reúso de informações para novas atividades científicas. O arquivista de dados é um profissional de Arquivologia com conhecimento, experiência e competência para trabalhar com dados, com as competências específicas para preservá-los em longo prazo. A presente pesquisa propõe analisar de que forma os profissionais da informação, com ênfase nos arquivistas, estão sendo habilitados para a atuar neste contexto a partir do que é apresentado nos cursos de graduação. Diante do exposto, questionou-se como as componentes inerentes a cada etapa do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação estão contempladas nas disciplinas ministradas nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia? Configura-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo, através da metodologia comparativa e inferência da análise de conteúdo. Constatou-se até o momento que nenhum dos cursos de Arquivologia analisados possuem componentes curriculares obrigatórios que abordem dados assim ou quarto paradigma científico, contudo possuam competências que podem ser encontradas nas etapas do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação, com maior aderência à Fase de Armazenamento do Ciclo. Desta maneira, preliminarmente, sugere-se a reformulação das matrizes curriculares dos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia, de maneira a acrescentarem componente curriculares que abordem a e-Science e a apresente como área de trabalho para os arquivistas de dados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Externo à Instituição - THAIS HELEN DO NASCIMENTO SANTOS