PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: INDALÉCIA DE ANDRADE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INDALÉCIA DE ANDRADE DOS SANTOS
DATA: 28/09/2020
LOCAL: MEET
TÍTULO: PROPOSTA DE UMA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Preservação digital. Política de Preservação Digital. Repositório digital confiável. Documento digital.
RESUMO: A preservação dos objetos digitais nas instituições acadêmicas de ensino e pesquisa do Brasil, tem sido uma incógnita frente a revolução das novas medidas do governo dessa era digital. Portanto, essa evolução desse segmento tem despertado interesse de gestores a preservarem seus ativos digitais na busca de estabelecer o domínio do conhecimento e de melhores práticas. A problemática se detém em buscar respostas para a seguinte questão de pesquisa: Quais são os requisitos, padrões e diretrizes estabelecidas pelas normas nacionais e internacionais que poderão ser adotadas para propor de modo estruturado, uma Política de Preservação Digital no contexto da Universidade Federal da Paraíba? O estudo tem por objetivo geral: estruturar uma proposta de Política de Preservação Digital no contexto da Universidade Federal da Paraíba, levando em consideração os requisitos, padrões e diretrizes estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais referentes a esse assunto. Os objetivos específicos: Analisar as iniciativas nacionais e internacionais referentes à Política de Preservação Digital observando-se os elementos constitutivos de tais políticas; Diagnosticar, na UFPB, a infraestrutura das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC’s), hardware, software e segurança da informação, que lidam com documentos natos digitais e digitalizados na instituição; Demarcar as vulnerabilidades, desafios e ameaças a que estão expostos os documentos natos digitais e digitalizados, na cultura organizacional do patrimônio arquivístico digital; Verificar a compreensão que os responsáveis pela documentação arquivística da UFPB têm sobre a Política de Preservação Digital; Planejar uma Política de Preservação Digital de acordo com os pré-requisitos, procedimentos tecnológicos e necessidades consideradas como basilares na gestão, metas, ações e responsabilidades na UFPB; Submeter a Política de Preservação Digital, aos responsáveis pela documentação arquivística da UFPB. A literatura indica as iniciativas desenvolvidas por pesquisadores ao examinarem as práticas, padrões, normas e recomendações de preservação digital nas organizações. É necessário que haja um processo de investigação para que se identifique as reais necessidades de preservação para garantir o acesso futuro. Visto que a referida Instituição acumula por décadas um legado representativo em várias áreas de conhecimento. Uma investigação sobre a eficiente gestão de dados das estratégias de preservação digital será iniciada, com a preocupação em preservar o patrimônio digital, cultural, científico, administrativo, social, organizacional e tecnológico.
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO