PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANE PAULINO DE BRITO E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYANE PAULINO DE BRITO E SILVA
DATA: 17/09/2020
LOCAL: Sala- Remota
TÍTULO: DESINFORMAÇÃO X FACT-CHECKING: PROPOSIÇÃO DE MODELO DIRECIONADO À INFORMAÇÃO PARA SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Fact-checking. Desinformação. Organização, acesso e uso da informação. Informação para saúde.
RESUMO: Considera-se que nos últimos cinco anos deste século XXI, particularmente, o fenômeno da desinformação está cada vez mais presente no ambiente do ciberespaço, fato que chama a atenção para ser investigado. Neste sentido, a questão orientadora da pesquisa é: que critérios devem ser levados em consideração para a construção de um modelo de fact-checking de modo a contribuir para evitar a desinformação relacionada à saúde que são disseminadas nos ambientes informacionais digitais e facilitar o acesso e o uso de informações confiáveis? Tal questionamento leva à hipótese: o fact-checking no contexto da desinformação relativa à saúde viabiliza o acesso e o uso da informação confiável à medida que possibilita a análise, a interpretação e a avaliação da informação pertinente e relevante, observando sua origem, autoria e confiabilidade. No entanto, é preciso superar uma série de barreiras ideológicas, cognitivas e sociais para que o sujeito realize a prática de checar as informações que acessa e usa. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é construir um modelo de fact-checking pautado em categorias de verificação de conteúdos disseminadas nos ambientes informacionais digitais, visando evitar a desinformação no acesso e uso da informações no contexto da saúde. Nessa sequência, quatro objetivos específicos são delineados de modo a operacionalizar as etapas inerentes à referida análise: compreender as peculiaridades relacionadas à informação para saúde, refletindo sobre sua forma de acesso e uso nas mídias digitais, identificando o que pode fazer os indivíduos se tornarem vulneráveis à desinformação; estudar os critérios que devem ser adotados para a construção de um modelo de fact-checking visando o acesso e uso de informações verdadeiras no contexto da saúde; construir um modelo da estrutura do processo da prática do fact-checking no contexto da desinformação relacionada à saúde, visando o acesso e uso da informação confiável; validar o referido modelo junto aos pacientes que são acompanhados, nas ações de cuidados, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Com vistas à elucidar o problema que envolve o objeto de estudo em questão, foi escolhida como metodologia a Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. O estudo terá como campo social usuários não especializados na área da saúde, sendo estes delimitados ao lócus da pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal/ Rio Grande do Norte (RN). Serão utilizadas como técnica de coleta de dados entrevista elaboradas com base na Técnica do Incidente Crítico (TIC), as quais serão analisadas e discutidas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES