PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMYR SANTOS DELFINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMYR SANTOS DELFINO
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: Interoperabilidade e Ciclo de Vida de Dados
PALAVRAS-CHAVES: Interoperabilidade. Ciclo de Vida dos Dados. Proteção de Dados Pessoais. Hospital Universitário.
RESUMO: A inclusão da tecnologia como recurso em diversas atividades do dia a dia, proporciona aos usuários o desenvolvimento de novos hábitos, ou mesmo, novas formas de executar velhos hábitos, que podem acarretar riscos a sua privacidade e até mesmo a sua segurança. O dado pessoal compartilhado de forma indiscriminada se torna um bem de muito valor por permitir que empresas mapeiem perfis de usuários, entre outras ações, e a partir disso possam gerar benefícios para si ou para terceiros, de forma muitas vezes não autorizada pelo titular desses dados. Iniciativas de regulamentação para o tratamento de dados pessoais foram desenvolvidas, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, porém sua implantação ainda é um desafio principalmente devido à complexidade existente em ambientes informacionais digitais. Nesse sentido, essa pesquisa busca contribuir com a sociedade e com a academia desenvolvendo um estudo que objetiva analisar a interoperabilidade como instrumento de estruturação do ciclo de vida dos dados digitais para a criação de um ambiente centralizado que possibilite um fluxo informacional adequado de dados pessoais na infraestrutura de um Hospital Universitário. A escolha do ambiente em questão foi motivada pela heterogeneidade dessa estrutura informacional composta pelas áreas da educação, assistencial e administrativa, que possuem necessidades informacionais bem especificas e que, ao mesmo tempo, compartilham entre si diversas informações pessoais periodicamente. Essa pesquisa se caracteriza como sendo exploratória, com aspecto descritivo e abordagem quali-quantitativa, sendo realizado um estudo de caso.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS