PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALQUELINE DA SILVA ARAUJO
DATA: 23/02/2021
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet
TÍTULO: A DIMENSÃO COMUNICATIVA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Biblioteca Universitária. Comunicação Digital. Mídias Sociais. Socialização da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Na contemporaneidade vivencia-se um cenário no qual as pessoas estão conectadas a todo instante, formando uma rede global onde não há barreiras de espaço e tempo. Com isso, entende-se que a comunicação digital é o resultado do avanço tecnológico na sociedade, ou seja, um novo perfil de cultura da sociedade atual, na qual a tecnologia desempenha um papel essencial no plano econômico, político e social. A biblioteca como instituição provedora de informação, sendo este um insumo essencial para a criação do conhecimento, reflete as mudanças sociais advindas da inovação tecnológica, diante disso, ela deve estar atenta à modernização e dinamização do seu processo comunicativo com os usuários. Em ambientes de bibliotecas universitárias, o uso das plataformas de mídias sociais como apoio para a consolidação do processo comunicativo tem sido uma evolução natural estimulada pelos usuários do mundo acadêmico, bastante susceptível às mudanças e inovações, tendo em vista que, as informações que outrora eram disseminadas por meio de murais físicos migraram para plataformas de comunicação online, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, entre outras similares. O objetivo geral desse estudo é refletir o processo comunicativo das bibliotecas universitárias das instituições de ensino superior. Para o alcance do objetivo essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, tendo em vista que esse tipo de abordagem visa identificar características, perfis, bem como estruturas. Utilizou-se o método da Análise de Conteúdo no sentido de categorizar os dados coletados por meio da observação, buscando classificá-los de acordo com os temas previamente estabelecidos. Logo, a amostra da pesquisa foi representada por quinze bibliotecas universitárias que fazem parte das instituições de ensino superior que obtiveram destaque no ranking da Webometrics na edição de 2018, se destacando no quesito presença acadêmica na web. Como resultado dessa pesquisa e com base nos dados coletados, bem como na leitura para elaboração do referencial teórico, foi construído um modelo que ilustra o processo comunicativo das bibliotecas universitárias nas plataformas de mídias sociais. Logo, concluiu-se que a biblioteca universitária precisa estar imbuída da relevância de instituir uma equipe responsável pelo processo comunicativo digital, que tenha consciência de como se estrutura o processo comunicativo nas plataformas de mídias sociais da biblioteca, bem como possuir um modelo de comunicação digital que oriente o processo comunicativo em todas as suas etapas, desde a criação do conteúdo que será compartilhado até a etapa de uso por parte dos usuários, na qual as informações são assimiladas cognitivamente, transformadas em conhecimento e aplicadas na criação de produtos e serviços de informação.
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES