PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: FELIPE ARTHUR CORDEIRO ALVES

DISCENTE: FELIPE ARTHUR CORDEIRO ALVES
DATA: 05/03/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO EPICENTRO DO PROTAGONISMO SOCIAL NEGRO: DO EPISTEMICÍDIO À [DES] COLONIALIDADE NOS ANAIS DO ENANCIB
PALAVRAS-CHAVES: População negra. Protagonismo Social. Mediação da Informação. Racismo. Epistemicídio.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Desde a ignomínia escravidão até os dias atuais, a história da população negra brasileira é repleta de luta e resistência contra processos de exclusão social. O mito da democracia racial contribuiu para a propagação de distintas formas de racismo e silenciamento de conhecimentos negros, epistemicídio negro. O epistemicídio, enquanto mecanismo de censura dos saberes, é resultado de um modus operandi da produção científica imersa em disputas políticas e relações de poder. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a relação entre a mediação da informação e o protagonismo social negro, por meio das produções científicas acerca da população negra publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Especificamente, buscou-se: a) mapear as produções e os(as) pesquisadores(as) que têm produzido sobre a população negra no âmbito dos anais dos ENANCIBs; b) visibilizar o protagonismo negro dentre os(as) autores(as) que publicaram pesquisas com foco na comunidade negra no evento; c) descrever os conteúdos mediados conscientemente pelos(as) pesquisadores(as) nas produções acerca da população negra, buscando evidenciar a relação entre mediação da informação e protagonismo social negro. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa. O corpus da pesquisa foi extraído dos resumos e das comunicações orais publicados nos anais do ENANCIB, evento de significativa relevância na Ciência da Informação. O período analisado compreende os anos de 1994 a 2019. Para extrair os resultados da produção científica que compõe o corpus do trabalho foram utilizadas as bases dos estudos métricos da informação, especialmente da cientometria. A pesquisa identificou o protagonismo social de pesquisadores(as) negros(as) entre os(as) autores(as) que mais publicaram sobre a temática étnico-racial, com foco na população negra nos ENANCIBs. Destaca-se, no âmbito do estudo, a práxis da professora Dra. Mirian de Albuquerque, precursora de pesquisas étnico-raciais na CI. O estudo evidencia o protagonismo social de bibliotecários(as) e docentes ligados a esse campo do conhecimento entre os(as) pesquisadores(as) que mediaram conscientemente conteúdos informacionais pautados na luta antirracista e antiepistemicida. Os resultados permitem enunciar, também, a relação profícua e indissociável entre a mediação da informação e o protagonismo social negro nos ENANCIBs. Os conteúdos informacionais mediados conscientemente pelos(as) pesquisadores(as) revelam o acesso à informação e ao conhecimento como fundamentais no enfrentamento do epistemicídio negro, com vistas à descolonização do conhecimento. Conclui-se que as produções científicas recuperadas, na dissertação, constituem importante arcabouço teórico atinente à temática, fomentam a realização de novas pesquisas e favorecem o protagonismo social negro no campo científico.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES