PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYTÊ LUANNA DIAS DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYTÊ LUANNA DIAS DE MELO
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: HISTÓRIA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: análise dos programas de pesquisa auxiliares na produção científica
PALAVRAS-CHAVES: Epistemologia da Ciência da Informação. História da Ciência da Informação. Pesquisa em Ciência da Informação. Programas de pesquisa.
RESUMO: As complexas transformações pelas quais o homem passou refletem sua forma de compreender o mundo e são determinantes para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento científico. O Renascimento, o Iluminismo e as Revoluções Científicas foram movimentos culturais pontuais nesse processo da história do conhecimento. A transição do Industrialismo para o Informacionalismo também favoreceu a ascensão de novas formas do fazer científico e, consequentemente, novas áreas científicas, dentre elas a Ciência da Informação, que emergiu em busca de compreender a informação, seus processos, potencialidades e impactos, mais expressamente entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Todos esses movimentos históricos levaram à produção, à sistematização e à organização do conhecimento em domínios específicos, que mais tarde dariam origem a programas de pesquisas modernos e contemporâneos. A história da ciência é, antes de tudo, a história dos programas de pesquisa científica, que são instituídos por diretrizes metodológicas que guiam os cientistas na sua prática, apontando os caminhos de investigação que devem ser evitados e os caminhos que devem ser perseguidos. À vista disso, conjectura-se que as hipóteses auxiliares da Ciência da Informação compõem o cinturão protetor e se estabelecem em programas de pesquisa empiricamente progressivos. Desse modo, este estudo consiste em evidenciar os programas de pesquisa da Ciência da Informação no Brasil, tomando como referências as hipóteses, principais e auxiliares, que compõem as teses defendidas junto aos programas de pós-graduação nesta área de conhecimento. Nessa perspectiva, busca, especificamente, mapear o conjunto de hipóteses que compõem a produção científica da Ciência da Informação, no Brasil; identificar as heurísticas afirmativas e negativas presentes no objeto de estudo da Ciência da Informação; caracterizar os aportes teóricos e metodológicos adotados na produção científica analisada; e compreender a dinâmica progressiva e/ou regressiva teórica e metodológica deste campo de estudo. Procedimentalmente, optou-se pela pesquisa exploratório-descritiva com abordagem híbrida (qualiquantitativa), a ser realizada por intermédio de um levantamento bibliográfico. Os dados serão coletados nas teses de doutorado dos PPGCIs disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Posteriormente, esses serão sistematizados em quadros e mapas conceituais, e, em seguida, analisados e discutidos por meio de uma análise multimodal, levando em consideração os quatro polos da metodologia de Bruyne, Herman e De Shoutheete (1974).
Presidente - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ