PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIZ DE FRANÇA MADEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ LUIZ DE FRANÇA MADEIRO
DATA: 26/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DOS COMPONENTES DO CICLO DE VIDA DE DADOS NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA: Um estudo comparado
PALAVRAS-CHAVES: e-Science. Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação. Arquivista. Arquivista de dados. Projeto Político Pedagógico.
PÁGINAS: 319
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: A partir dos contínuos avanços tecnológicos ocorridos entre o final do século XX e o início do século atual, tem emergido em países desenvolvidos no âmbito dos pesquisadores a preocupação pela produção, armazenamento e acesso a dados gerados a partir do uso dos mais diversos aparatos de tecnologia da informação. Estas atividades têm exigido profissionais da informação capacitados para atuar em instituições acadêmicas e de pesquisa para gerenciarem dados com a finalidade de garantir a validação da pesquisa e sua disponibilização para outros pesquisadores, assim como a obtenção de apoio de agências financiadoras para os fomentos de suas atividades. Um dos profissionais requisitados é o arquivista com o objetivo de preservar dados a longo prazo. A presente pesquisa propõe analisar de que forma os profissionais da informação, com ênfase nos arquivistas, estão sendo habilitados para a atuar neste contexto a partir do que é apresentado nos cursos de graduação. Diante do exposto, questionou-se como as componentes inerentes a cada etapa do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação estão contempladas nas disciplinas ministradas nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia? Configura-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo, através da metodologia comparativa e inferência da análise de conteúdo. Constatou-se que nenhum dos cursos de Arquivologia analisados possuem componentes curriculares obrigatórios que tratem acerca do paradigma e-Science e a fase de descarte do CVD-CI. Contudo há predomínio de competências que podem ser utilizadas no curso do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação com maior aderência nas Fases de Coleta, Armazenamento e de Recuperação. E ainda foi verificado que existe relações entre as competências do arquivista de dados com a Lei n° 6.546 /78. Como resultado, verificou-se que é possível que o arquivista trabalhar com todos os tipos de documentos como os dados. Deste modo, sugere-se a reformulação dos projetos político-pedagógicos dos cursos brasileiros de Arquivologia para incluir componentes curriculares que possam abordar o quarto paradigma científico como área de trabalho dos arquivistas com dados, cuja a finalidade é de consolidar uma Arquivística brasileira contemporânea e abrangente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo à Instituição - THAIS HELEN DO NASCIMENTO SANTOS