PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA GOMES ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITÓRIA GOMES ALMEIDA
DATA: 30/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: GOOGLEMEET - SALA VIRTUAL
TÍTULO: PATRIMÔNIOS E MATRIMÔNIOS: Intersecções entre colonialidades, gênero e memória
PALAVRAS-CHAVES: Colonialidades; gênero e memória; patrimônio-matrimônio
PÁGINAS: 115
RESUMO: Examina as relações entre colonialidades, gênero e memória, a partir dos conceitos de patrimônio cultural e matrimônio. Partindo da crítica da palavra “matrimônio” cuja etimologia segue a mesma estrutura da palavra “patrimônio”, mas que passa por uma obliteração, seguida de ressignificação da sua acepção original, questiona-se, o que significa falar de matrimônio, não como um conceito em oposição ao patrimônio, mas sim como uma alternativa aos elementos que o este não contempla? Ou seja, quando falamos em matrimônios, quais informações, elementos, práticas, dinâmicas estão presentes? Tais questionamentos se fazem a partir do pensamento decolonial a partir da noção do paradigma outro, que argumenta a necessidade de produção de conhecimentos pluriversais, em detrimento da lógica eurocêntrica universal. Para tanto, foi traçado como objetivo do trabalho desenvolver o conceito de matrimônio a partir das reflexões sobre as intersecções entre gênero, patrimônio e teoria decolonial. Somado a esse, delineou-se como objetivos específicos: Discorrer acerca da informação e memória numa perspectiva decolonial, considerando suas relações com o patrimônio; Analisar a construção sócio-histórica do conceito de patrimônio em contraponto com as perspectivas não-ocidentais a partir dos estudos decoloniais; Discutir o papel da mulher como produtora de culturas e memórias, e os processos de apagamento a qual esteve historicamente submetida. Se configurando enquanto uma pesquisa descritivo-explicativa quanto aos objetivos, e bibliográfica-documental quanto aos procedimentos técnicos, fazendo uso de uma abordagem mista para análise de dados quali-quanti. Como considerações parciais, identificou-se: a colonialidade do saber no ensino da pós-graduação em CI, expressada através de um regime de informação que legitimam autoridades informacionais (homens brancos europeus), em detrimento de outros corpos políticos que sofrem de um apartheid epistêmico, o que influencia nas concepções da área, tais como informação e memória; a colonialidade do ser presentes na cultura material e imaterial, não só do Brasil como da América Latina, que evocam o passado colonizador e são questionados pelos movimentos sociais, que buscam a reparação histórica e ressignificação dessa memória; a colonialidade do poder presente nas políticas e processos patrimoniais, tais como, pedidos de repatriação e na lista de patrimônio mundial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1346139 - CARLOS XAVIER DE AZEVEDO NETTO
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo à Instituição - GIULIA CRIPPA
Externo à Instituição - THAIS CATOIRA PEREIRA