PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: LAIANA FERREIRA DE SOUSA

DISCENTE: LAIANA FERREIRA DE SOUSA
DATA: 22/03/2017
LOCAL: Sala 04 da Pós-Graduação em Ciência da Informação
TÍTULO: ENCONTRO COM AS MEMÓRIAS LEITORAS DO BIBLIOTECÁRIO CONTADOR DE HISTÓRIAS
PALAVRAS-CHAVES: Memória Leitoras. Mediação de Leitura e Informação. Contação de Histórias. Leitura Literária.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Visa analisar as memorias leitoras do bibliotecario contador de historias formadas ao longo de sua trajetoria de vida familiar, escolar, academica e profissional, avaliando se possuem relacao com suas praticas enquanto mediador de leitura, sobretudo nas bibliotecas publicas e escolares. Busca-se suscitar a rememoracao de historias de vida e o seu entrelace com a trajetoria pessoal e profissional. Os referenciais teoricos adotados compreendem, principalmente, o campo da mediacao da informacao, leitura literaria, oralidade e narrativas, a partir de autores como: Martins (1994), Kleiman (1997), Quevedo (2002), Lajolo (2001), Zilberman (2003), Chartier (1996), Soares (2010), Yunes (2002), Busatto (2003), Meireles (1979), Benjamin (1994), Almeida Junior (2010). Tambem busca a compreensao dos conceitos de memoria e de suas interrelacoes em Halbwachs (2006), Nora (1978), Ricoeur (2007) e Santos (2012). Ademais, propoe-se investigar como as acoes de mediadores sociais leitura (pessoais e institucionais) podem ter contribuido para a formacao literaria desses profissionais. Para tanto, foram analisadas as memorias de leitura e as narrativas de quatro bibliotecarios contadores de historias que atuam em bibliotecas publicas e escolares de Fortaleza. A escolha metodologica foi a Historia Oral com abordagem em Historia Oral de Vida, utilizando-se da entrevista semiestruturada para garantir o acesso as memorias orais dos interlocutores. A partir deste estudo, e possivel pensar que a presenca da contacao de historias enquanto pratica de mediacao e promocao da leitura no fazer biblioteconomico, sobretudo em bibliotecas publicas e escolares, advem da relacao do bibliotecario com a leitura, desde a sua constituicao enquanto leitor ate a sua formacao profissional, quando lhe e proporcionado, porem, o contato com a pratica leitora. Esta pesquisa pode, ainda, contribuir para o aperfeicoamento constante e inovador da formacao academica, destacando, a luz da entrevista feita aos bibliotecarios egressos, as manifestacoes de aprendizagens significativas durante a realizacao e participacao em projetos de extensao universitaria. Na perspectiva de estender a discussao teorica acerca da tematica abordada, esta pesquisa apresenta caminhos a serem percorridos e estudos a serem aprofundados.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA