PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: SUELEEM VIEIRA BRITO

DISCENTE: SUELEEM VIEIRA BRITO
DATA: 23/03/2017
LOCAL: Sala pós-4
TÍTULO: Catálogos Online: estudo do OPACSIGAA/biblioteca do Sistemoteca da Universidade Federal da Paraíba e o AACR2
PALAVRAS-CHAVES: Catálogo on-line – UFPB. SIGAA – módulo biblioteca. AACR 2
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A organizacao da informacao vem sendo cada dia mais necessaria, devido o crescimento constante do volume informacional, esse fator vem impulsionando medidas de tratamento pelos profissionais nas diversas unidades de informacao. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o catalogo on-line do Sistemoteca da Universidade Federal da Paraiba, que utiliza o SIGAA/modulo Biblioteca, quanto aos campos do AACR2 do nivel 1, sua pontuacao e pontos de acesso. Para a metodologia utilizada na pesquisa realizamos o levantamento bibliografico de fontes de interesse e relevantes a pesquisa – pesquisa teorica, posteriormente passando a pratica. A abordagem quanti-qualitativa sera utilizada na pesquisa, o uso da pesquisa quantitativa e pertinente porque oferece mais confiabilidade e maior clareza na analise de possiveis quadros que sao apresentados neste trabalho, como tambem, a abordagem qualitativa que se propoe a esclarecer o contexto dos diferentes itens. Quanto ao objetivo, a pesquisa se traduz em descritiva e exploratoria, e tambem um estudo de caso. A coleta dos dados se deu a partir da pesquisa no SIGAA/modulo biblioteca, atraves da Internet, para levantamento dos itens de interesse, totalizando 22 itens para a pesquisa e analise um a um de cada area do nivel 1 do AACR2. Como resultados encontramos que a maioria dos 22 itens segue as normas de descricao para o nivel 1 do AACR2, e as maiores inconsistencias estao na falta de resumo e nao paginacao da Bibliografia.
Presidente - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA