PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: PABLO MATIAS BANDEIRA

DISCENTE: PABLO MATIAS BANDEIRA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: PÓS-06
TÍTULO: MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO NO BRASIL: contribuição do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a partir da implementação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
PALAVRAS-CHAVES: -Comunicação Científica. Periódicos científicos. Movimento de Acesso Aberto. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Sistema Eletrônico de Editoração de
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: -Analisa os resultados da implementacao do Sistema Eletronico de Editoracao de Revistas (SEER), customizacao do Open Journal System pelo Instituto Brasileiro de Informacao em Ciencia e Tecnologia (IBICT), enquanto dispositivo de uma politica de acesso livre a informacao cientifica, no Brasil entre 2003 (ano de sua criacao) e 2015. Propoe-se tecer um contexto a partir do conceito de “acesso aberto”, reunindo os fios conceituais da "comunicacao cientifica", entrelacado ao da "editoracao cientifica", que por sua vez esta entremeado a "disseminacao da informacao cientifica e tecnologica", para a qual se propoe uma politica de acesso mediante adocao de tecnologia colaborativa e livre. A motivacao da pesquisa se deve, antes de tudo, pela importancia do periodico cientifico para a ciencia, sendo uma ferramenta indispensavel e um canal imprescindivel para a comunicacao da ciencia, uma vez que confere ao pesquisador prestigio, status, visibilidade, legitimando e garantindo credibilidade a pesquisa (MEADOWS, 1999; MUELLER, 1999). Em segundo lugar, por que o SEER/OJS contempla os requisitos de acessibilidade e usabilidade de acesso pleno.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA