PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: IRVIN SOARES BEZERRA

DISCENTE: IRVIN SOARES BEZERRA
DATA: 19/06/2017
LOCAL: Laboratório de Biblioteconomia
TÍTULO: Analise do Ambiente do Pokemon GO considerando a Arquitetura da Informacao Pervasiva
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da Informação Pervasiva. Pokémon GO. Computação Pervasiva. Interação Humano-Computador.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Na Ciencia da Informacao pesquisas relacionadas com a utilizacao da informacao vem sendo desenvolvidas com influencia da informatica e telecomunicacoes. O seu desenvolvimento foi mais acelerado no periodo pos-industrial em que a sociedade comecou a produzir uma elevada quantidade de informacoes. No seculo XXI, o acesso a informacao por meio do uso da internet por meio dos smartphones tornou-se algo ao alcance da populacao, proporcionando um aumento da comunicacao. Diante desta tematica, o presente trabalho teve como objetivo analisar o aplicativo Pokemon GO, considerando a Arquitetura da Informacao Pervasiva em que a motivacao da utilizacao desta tematica foi o recente lancamento de aplicativos para smartphones que utilizam ambientes pervasivos, destacando o jogo que se tornou um enorme sucesso de downloads e trouxe uma grande inovacao na forma de jogar. Para realizacao desta pesquisa, adotou-se a metodologia de pesquisa participante, na qual o usuario-pesquisador interage diretamente com o objeto pesquisado. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Ao utilizar o ambiente do jogo e avaliar a interacao pervasiva apresentada no limiar entre o ambiente fisico e digital foram consideradas as heuristicas descritas por Resmini e Rosati (2011). Na utilizacao do jogo foram explorados os ambientes fisicos presentes na cidade de Joao Pessoa, alem dos momentos de interacao. Nos resultados discutiu-se a aderencia as heuristicas propostas e estas foram pontuadas como Presente, Parcialmente Presente e Nao Presente. Por fim, os dados foram analisados, sugerindo-se melhorias tanto para o jogo, considerando a Arquitetura da Informacao Pervasiva, como para o proprio ambiente.
Externo à Instituição - EDBERTO FERNEDA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS