PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: FABIANO SERGIO DE ARAUJO SERRANO

DISCENTE: FABIANO SERGIO DE ARAUJO SERRANO
DATA: 23/08/2017
LOCAL: Sala de aula Pós-04
TÍTULO: DESENHOS METODOLÓGICOS: OS MÉTODOS, TÉCNICAS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS DISSERTAÇÕES DO PPGCI/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Informação científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta pesquisa analisa as estrategias metodologicas da producao cientifica do Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao da Universidade Federal da Paraiba – PPGCI/UFPB. Onde cada etapa dos objetivos especificos estabelecidos, tais como: categorizar, por linha de pesquisa e area tematica, as dissertacoes; classificar, quanto aos tipos de abordagem utilizadas, as fontes de informacao e os objetivos pretendidos, as dissertacoes; identificar as tecnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados nas dissertacoes e especificar os metodos e tecnicas de analise utilizadas nas dissertacoes, foram cumpridos. Para tanto, foram analisados os resumos e os procedimentos metodologicos de cada uma das dissertacoes. Assim, a presente pesquisa pode ser classificada como descritiva, quanto aos objetivos, qualiquantitativa, no que diz respeito a abordagem e documental, relativo as fontes de informacao que serao utilizadas. O corpus da pesquisa compreende o total de 146 dissertacoes, analisados no periodo de 2010 a 2016. Foi utilizado a tecnica de categorizacao, presente no metodo de analise de conteudo. A pesquisa atraves dos dados analisados e quantificados, demonstra que ha uma tendencia a area tematica de estudos de representacao e recuperacao da informacao. Fica caracterizado o predominio da natureza qualitativa, da pesquisa descritiva, abordagem dedutiva e do conjunto de 6 metodos (entrevista, questionario, analise documental, analise bibliografica, analise estatistica e tecnica de categorizacao) representando 76% do total de utilizacoes. Contudo, a producao das dissertacoes, quando comparadas aos objetivos das linhas de pesquisa existentes no referido Programa, apresenta coerencia entre os temas estudados e os interesses das linhas. E importante ressaltar a atuacao da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior – CAPES, a qual tem contribuido com o desempenho dos Programas de Pos-Graduacao do Brasil a partir de seus criterios de avaliacoes. Sendo assim, quando os resultados desta pesquisa foram confrontados com as exigencias estabelecidas pelas avaliacoes realizadas pela CAPES, eles revelaram um bom nivel de qualidade das dissertacoes produzidas pelos discentes do PPGCI/UFPB. Assim, atraves desta pesquisa conclui-se que o PPGCI/UFPB possui uma producao discente de qualidade, envidando esforcos para a manutencao da mesma, contribuindo, assim, para a consolidacao da Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao no Brasil.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES