PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: ROBERTO VILMAR SATUR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO VILMAR SATUR
DATA: 20/10/2017
LOCAL: Sala de multimidia do CCSA
TÍTULO: Competência em Informação dos Profissionais Negociadores na Atuação nos Mercados Internacionais
PALAVRAS-CHAVES: Competência em Informação. Negociadores Internacionais. Mercado Internacional. Informação. Ciência da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A informacao e o conhecimento sao as principais necessidades e recursos para as pessoas conviverem em sociedade, usa-los estrategicamente no mercado e atuar profissionalmente. Isso acontece em um contexto de evolucao constante das TICs/TDIs e excesso de informacoes, na denominada Sociedade da Informacao ou Sociedade do Conhecimento. Os profissionais que nela atuam nao podem mais se limitar a serem usuarios da informacao, portanto, precisam ser competentes em relacao a esse assunto. Nesta tese, investigou-se a Competencia em Informacao dos negociadores internacionais brasileiros que atuam no mercado internacional, considerando esse contexto da sociedade da informacao agregado a interculturalidade que ha no mercado externo. O objetivo geral do estudo foi de analisar as competencias em informacao de que o profissional negociador precisa para atuar nos mercados internacionais. Inicialmente apresentou teoricamente a relacao da Gestao da Informacao e Conhecimento com a Competencia em Informacao e a interligacao destas com as negociacoes internacionais a atuacao dos profissionais negociadores. Trata-se de um estudo de natureza qualiquantitativa e aplicado, para cujo desenvolvimento foi utilizado o modelo de Bruce, com suas sete categorias, que foi base para elaborar o instrumento de coleta dos dados aplicado aos negociadores internacionais brasileiros que atuam no mercado. Depois de aplicados, os questionarios foram validados e utilizados na analise dos resultados. Os dados foram lancados em softwares apropriados para tal, como o Excel e o SPSS, e a partir dos resultados obtidos, fez-se a analise. Esses resultados tambem consideraram duas entrevistas feitas com experts da area. A pesquisa confirmou que, como a informacao e o principal recurso que o negociador internacional emprega para atuar, e as TICs/TDIs sao ferramentas importantes para essa atuacao, ele deve ter competencia em informacao, portanto nao deve se limitar a ser um usuario da informacao. O estudo mostrou, ainda, que a maioria dos negociadores internacionais pesquisados conhece bem as TICs/TDIs, sabem encontrar e usar fontes de informacao, deflagram seus processos de busca e a controlam. Sobre o controle das informacoes, demonstraram que preferem o arquivamento em meios eletronicos ou combinados (eletronicos e fisicos) e conhecem os conteudos mais relevantes do chamado conhecimento de base para atuar na area. Eles fazem analise critica da informacao, transformam-na em conhecimento e o expandem com novas ideias e sao criativos. Alem disso, usam sabiamente a informacao e o conhecimento nao so em seu beneficio, mas tambem em beneficio de outros, impactando positivamente as pessoas envolvidas. E como tiveram mestres inspiradores em sua profissao, como retribuicao, ensinam a outras pessoas que queiram atuar na area. A tese apresenta, alem do perfil dos negociadores e do resultado de sua Competencia em Informacao, a proposta de um modelo de Competencia de Informacao para esses negociadores e aponta areas relevantes para Cursos de Formacao na area, visando formar profissionais negociadores que tambem sejam mais competentes nessa area e mais bem preparados para atuar no mercado atual, em que prevalece a chamada Sociedade da Informacao.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA