PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO ARAUJO SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO ARAUJO SAMPAIO
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Pós-04
TÍTULO: Conhecimento e território: o papel da Universidade no desenvolvimento local
PALAVRAS-CHAVES: Informação e Conhecimento. Território e Desenvolvimento. Regime de Informação e ASPIL. Política e Poder.
RESUMO: Investiga o papel da universidade no desenvolvimento local. Entende-se que a universidade é um agente dinamizador do desenvolvimento local e o faz por meio de suas ações de informação. A partir de um suporte teórico (Raffestin, 1993) que entrelaça a constituição de um território através de uma perspectiva relacional, das suas múltiplas dimensões políticas, sociais, econômicas, e da importância da informação e conhecimento e inovação como elementos dinamizadores do desenvolvimento. Constitui-se como objetivo analisar os fatores que viabilizam a Universidade Federal da Paraíba como agente produtora e disseminadora de informações que possibilitem a dinamização dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (ASPIL) do território paraibano. Como forma de atender o objetivo proposto tem-se a junção ao aporte teórico o conceito Regime de Informação com o de ASPIL que dá suporte a discussão relacionada a política e poder na relação entre os atores. A metodologia utiliza uma abordagem quali-quantitativa a partir da análise da pesquisa documental, base de dados da UFPB, bem como entrevistas semiestruturadas com atores representantes da Universidade, dos ASPIL, Governo do Estado da Paraíba e SEBRAE.
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Presidente - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA GUIMARÃES OLIVEIRA