PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de DEFESA: EMY PORTO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMY PORTO BEZERRA
DATA: 06/04/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCI/UFPB
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES DE INFORMAÇÃO NO REGIME DE INFORMAÇÃO DO LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES DE VÍDEO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Regime de Informação. Ações de Informação. Forma de Vida Acadêmica. Inteligência Coletiva. Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: Propoe a busca e a analise de elementos que permitam observar as acoes de informacao no Regime de Informacao (Ri) de uma comunidade academica (laboratorio de pesquisa em Ciencia da Computacao) que compartilha uma cultura informacional propria. Nesse sentido, objetiva explorar os limites e as mediacoes dessa forma de vida academica a partir do modelo de Ri proposto por Gonzalez de Gomez (1999), partindo do pressuposto que a cultura informacional, compartilhada pelos atores no ambito de um dado espaco social, contribui para o entendimento da sua aplicacao em um dado contexto. Como procedimento inicial, foram identificados os atores do Laboratorio de Aplicacoes de Video Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraiba, mediante uso de interface para Analise de Redes Sociais. Na fase atual da pesquisa, a interface do laboratorio na Internet foi definida como campo empirico para a caracterizacao das acoes de informacao, conforme seus estratos e modalidades, e para a identificacao de dispositivos e artefatos de informacao os quais apontam os limites epistemologicos dessa comunidade. Assim, analisaremos a organizacao do site do LAVID em quadros de observacoes para analise das acoes de informacao no Ri em uma forma de vida academica. No processo de investigacao tambem estara em pauta a busca por indicios de como as acoes de informacao contribuem para um projeto de inteligencia coletiva entre os atores sociais no LAVID, conforme analise de Levy (2000) sobre o espaco do saber na sociedade contemporanea. Esperamos contribuir para a compreensao do modelo de Ri como construto teorico e metodologico para observacao e analise de problemas de informacao de interesse da Ciencia da Informacao.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS