PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMY PORTO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMY PORTO BEZERRA
DATA: 19/04/2017
LOCAL: SALA 6 da PÓS
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES DE INFORMAÇÃO NO REGIME DE INFORMAÇÃO DO LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES DE VÍDEO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Regime de Informação. Ações de Informação. Forma de Vida Acadêmica. Inteligência Coletiva. Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital.
RESUMO: Propõe a busca e a análise de elementos que permitam observar as ações de informação no Regime de Informação (Ri) de uma comunidade acadêmica (laboratório de pesquisa em Ciência da Computação) que compartilha uma cultura informacional própria. Nesse sentido, objetiva explorar os limites e as mediações dessa forma de vida acadêmica a partir do modelo de Ri proposto por González de Gómez (1999), partindo do pressuposto que a cultura informacional, compartilhada pelos atores no âmbito de um dado espaço social, contribui para o entendimento da sua aplicação em um dado contexto. Como procedimento inicial, foram identificados os atores do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba, mediante uso de interface para Análise de Redes Sociais. Na fase atual da pesquisa, a interface do laboratório na Internet foi definida como campo empírico para a caracterização das ações de informação, conforme seus estratos e modalidades, e para a identificação de dispositivos e artefatos de informação os quais apontam os limites epistemológicos dessa comunidade. Assim, analisaremos a organização do site do LAVID em quadros de observações para análise das ações de informação no Ri em uma forma de vida acadêmica. No processo de investigação também estará em pauta a busca por indícios de como as ações de informação contribuem para um projeto de inteligência coletiva entre os atores sociais no LAVID, conforme análise de Lévy (2000) sobre o espaço do saber na sociedade contemporânea. Esperamos contribuir para a compreensão do modelo de Ri como construto teórico e metodológico para observação e análise de problemas de informação de interesse da Ciência da Informação.
Presidente - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS