PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

PRAZO FINAL - CHAMADA DE TRABALHOS 16º SHCU

Entre 17 e 20 de novembro de 2020, trinta anos após o 1º Seminário de História Urbana, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA receberá pela quarta vez (1990, 1993 e 2002) o Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Passadas três décadas, nos perguntamos: quais seriam as questões teóricas e metodológicas que, com toda a experiência acumulada em pesquisas, interpretações e narrativas históricas das cidades e do urbanismo no país, guiariam uma atualização crítica desse campo de conhecimento? Quais seriam os temas, problemas, teorias, metodologias, sujeitos e redes envolvidas nesse processo de construção intelectual da história do pensamento urbanístico entendido como uma problemática contemporânea em suas diversas abrangências? Como os diferentes campos de pesquisa sobre as cidades, a partir dos limiares entre os campos da Arquitetura, do Urbanismo e da História, têm produzido experiências multi ou transdisciplinares? Quais as dimensões presentes na construção de nosso campo de debates relativas às experiências e culturas urbanas cotidianas, às coletividades, aos saberes tradicionais, aos silenciamentos, às questões étnico-raciais e de gênero?

Bienalmente realizado desde 1990, o SHCU encontra-se a caminho de sua décima sexta edição em 2020, caracterizado por equacionar, divulgar e estimular a construção da historiografia da cidade e do urbanismo no âmbito dos diversos programas de pós-graduação. Mediante trocas disciplinares profícuas por mais de trinta anos, acolhendo contribuições de campos de conhecimentos diversos – Arquitetura e Urbanismo, a História, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia etc. – o SHCU é o mais importante fórum de debates, difusão, trocas no campo da história urbana entre pesquisadores, programas de pós-graduação e prática profissional.

Se, há exatos trinta anos, houve um claro florescimento do interesse pela História no campo do Urbanismo – que resultou na proposta do 1º seminário feita por jovens professores e pesquisadores –, como essa aproximação com o campo da História e da Historiografia ainda pode contribuir para a discussão das questões urbanas? Quais seriam hoje as escritas da história urbana, os modos de narração e as práticas historiográficas relacionadas às cidades? Como diferentes fontes documentais vêm sendo ressignificadas entre memórias e arquivos, cartografias e iconografias urbanas? Como fazer e atualizar criticamente a história das cidades e do urbanismo na conturbada conjuntura atual do Brasil?

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo Temático 1 – Historiografia e Pensamento Urbanístico

Refletir as questões teórico-metodológicas, os problemas, as teorias, as metodologias, os atores, as redes intelectuais e os regimes de historicidade.

Eixo Temático 2 – História, Urbanismo e outros campos do conhecimento sobre as cidades

Debruçar-se sobre as experiências, multi, inter e transdisciplinares, os saberes tradicionais e a dimensão da experiência urbana cotidiana.

Eixo Temático 3 – Escritas da História Urbana

Vislumbrar as temporalidades, os silenciamentos, os modos de narração e as práticas historiográficas – história oral, comparada, conectada, relatos, testemunhos, cidade letrada, literatura, biografias, montagens etc.

Eixo Temático 4 – Cidades, Memórias e Arquivos

Debruçar-se sobre as fontes, o documentos, as materialidades, os patrimônios, as cartografias, as iconografias e outras fontes, documentos e vestígios.

SUBMISSÕES E INSCRIÇÕES

As submissões de propostas serão analisadas pela Comissão Científica do evento com seleção em apenas uma fase.

ATENÇÃO:  Devido às últimas medidas protetivas de prevenção relacionadas ao Covid-19 e à decisão de suspensão das atividades acadêmicas e parte das atividades administrativas da Universidade Federal da Bahia (local de realização do evento), realizamos algumas alterações no processo de submissão de Mesas e Sessões Temáticas para o 16° SHCU. Por este mesmo motivo, o formato de INSCRIÇÕES no evento também está passando por alterações e serão divulgadas em breve!   As novas instruções para submissões  de Mesas e Sessões Temáticas podem ser consultadas em nosso site: http://xvishcu.arq.ufba.br/submissoes/
CALENDÁRIO DE SUBMISSÕES   Lançamento das chamadas de trabalho: 20 de dezembro de 2019
Submissão das propostas: até 24 de abril de 2020;
Resultados: 29 de junho de 2020.

LOCAL E DATA

O XVI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo será realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, entre os dias 17 a 20 de novembro de 2020.

CONTATOS

Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail (xvishcu@gmail.com) ou do site (www.xvishcu.arq.ufba.br) oficiais do evento.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do XVI SHCU