PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA ALVES SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA ALVES SAMPAIO
DATA: 29/10/2018
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Odontologia
TÍTULO: Impacto de um programa preventivo e educativo de saúde bucal na mucosite oral em pacientes oncológicos pediátricos
PALAVRAS-CHAVES: mucosite oral, oncologia, pediatria, saúde bucal.
RESUMO: : O tratamento oncológico frequentemente produz alterações na cavidade oral, sendo a mucosite oral (MO) a mais importante dentre elas. A higiene bucal deficiente e problemas bucais preexistentes são relatados como fatores predisponentes a MO. Assim, os cuidados orais são parte fundamental na assistência aos pacientes oncológicos, pois as complicações orais relacionadas ao tratamento antineoplásico têm forte impacto na qualidade de vida, nos custos relacionados ao cuidado desses indivíduos e no atraso ou comprometimento da terapêutica. Objetivou-se avaliar o impacto de um programa preventivo e educativo em saúde bucal na incidência/severidade da MO e nas condições de saúde bucal de pacientes oncológicos pediátricos, bem como, avaliar os conhecimentos e práticas em saúde bucal dos pacientes e seu pais/cuidadores. Realizou-se um estudo longitudinal e de intervenção. A população do estudo foi constituída por todos os pacientes oncológicos em atendimento na ala pediátrica do Hospital Napoleão Laureano (João Pessoa/PB) no período de abril a outubro de 2018 e seus pais/cuidadores. Um formulário semiestruturado sobre conhecimentos e práticas em saúde bucal foi aplicado aos pacientes e pais/cuidadores antes e depois da instituição do programa. Adicionalmente, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas contendo perguntas abertas, aos pacientes e cuidadores, 15 e 30 dias após o início do programa. A amostra foi composta por 25 crianças e adolescentes avaliados antes e após a instituição do programa, mediante o Guia de Avaliação Oral Modificado (Oral Assessment Guide – OAG), Índice de Placa Visível (IPV) e Índice Gengival Modificado (IGM), durante dez semanas. O programa utilizou recursos audiovisuais, narração de histórias e instrumentos lúdicos para a educação em saúde bucal dos pacientes e pais/cuidadores. Os dados foram avaliados mediante estatística descritiva e testados quanto a sua normalidade pelo teste Shapiro-Wilk (α=0,05). Predominaram os pacientes do sexo feminino (52%; n=13), com média de idade de 9,24 (±4,23) anos. A cor da pele parda foi a mais autorreferida pelos pacientes (68%; n=17). A maioria dos pacientes era de cidades do interior da Paraíba (n=20; 80%). As doenças hematológicas foram as mais identificadas (n=13, 52%), sendo as patologias mais frequentes, a Leucemia Linfóide Aguda (n=5, 20%) e o Linfoma de Hodgkin (n=5, 20%), seguidas pela Leucemia Mielóide Aguda (n=3, 12%). A modalidade terapêutica mais utilizada foi a quimioterapia exclusiva (n=18, 72%) e a classe de quimioterápicos com maior frequência de administração foi a dos produtos naturais. A mucosite oral grave (MOG) foi mais prevalente na segunda (n=4, 28,6%) e sétima (n=3, 27,3%) semana de acompanhamento. O IGM e IPV apresentaram-se mais elevados antes da instituição do programa de saúde bucal com médias de 0,77 (±0,57) e 52,4 (±19,32), respectivamente. Nas semanas seguintes, houve uma redução nas médias dos referidos índices e, ao final do programa, ambos os índices permaneceram com valores inferiores aos registrados no baseline, apresentando o IGM média de 0,27 (±0,29) e o IPV média de 19,75 (±10,17). Conclui-se que houve uma baixa prevalência de MOG durante o período de acompanhamento dos pacientes, ocorrendo melhora nas condições de higiene bucal, constatando-se impacto positivo do programa preventivo e educativo instituído.
Externo à Instituição - ISABELLA LIMA ARRAIS RIBEIRO
Presidente - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN