PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: ILKY POLLANSKY SILVA E FARIAS

DISCENTE: ILKY POLLANSKY SILVA E FARIAS
DATA: 29/11/2018
LOCAL: Auditório
TÍTULO: Saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados em idosos residentes de instituições de longa permanência.
PALAVRAS-CHAVES: Idoso fragilizado; Instituição de longa permanência para idosos; Saúde bucal; Qualidade de vida; Assistência a idosos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO: O crescimento da populacao idosa e um reflexo do aumento da expectativa de vida mundial. Entretanto, o envelhecimento da populacao nao e necessariamente acompanhado por melhores condicoes de saude e de qualidade de vida. Entre os idosos residentes em instituicoes de longa permanencia, o impacto das condicoes de saude tende a ser ainda mais significativo. Considerando o aumento da populacao de idosos institucionalizados e o efeito do processo de institucionalizacao na populacao idosa, objetivou-se a elaboracao de tres trabalhos. O primeiro estudo objetivou investigar os fatores associados com a qualidade de vida relacionada a saude de idosos institucionalizados residentes na regiao metropolitana de Joao Pessoa-PB. Foram investigados os possiveis fatores associados a qualidade de vida relacionada a saude: 1) variaveis socio-demograficas (sexo, idade, nivel de escolaridade, aposentadoria e visita de familiares); 2) variaveis relacionadas com a saude geral (dependencia nas atividades da vida diaria, fragilidade, estado cognitivo, estado nutricional, auto-percepcao em saude bucal e depressao). Foram realizadas analises de regressao linear e logistica binaria para avaliacao do impacto de cada variavel independente na qualidade de vida, considerando um nivel de significancia de 5%. Verificou-se que idosos institucionalizados dependentes, frageis e depressivos apresentaram uma maior chance de ter uma pior qualidade de vida. O segundo estudo teve como objetivo verificar o impacto da condicao bucal no estado nutricional, na auto-percepcao em saude bucal e na qualidade de vida relacionada a saude de idosos institucionalizados. As variaveis independentes incluidas neste estudo foram: 1) experiencia de carie (indice CPO-D e seus componentes); 2) uso e necessidade de proteses dentarias; e 3) tipo de edentulismo. As variaveis dependentes foram relacionadas ao estado nutricional, a auto-percepcao em saude bucal e a qualidade de vida relacionada a saude. Os dados foram submetidos a analise descritiva e comparativa, considerando um nivel de significancia de 5% (p<0.05). Nao foram observadas correlacoes, associacoes ou diferencas estatisticamente significativas entre as variaveis analisadas, permitindo concluir que a condicao bucal nao impactou o estado nutricional, a auto-percepcao em saude bucal e a qualidade de vida de idosos institucionalizados. O terceiro estudo objetivou comparar, atraves de um revisao sistematica e meta-analise, a condicao bucal de idosos institucionalizados e nao-institucionalizados. As seguintes bases de dados eletronicas foram acessadas: PubMed, Scopus, Web of Science, Lilacs e Cochrane Library. Dos 1685 artigos selecionados, um total de 5 artigos foram selecionados para analises qualitativa e quantitativa (meta-analise). Os dados de prevalencia foram utilizados para calcular a Razao de Prevalencia (RP), enquanto os dados continuos foram analisados atraves da Media da Diferenca (MD), considerando um nivel de significancia de 5% (p<0.05). Verificou-se, entre os idosos institucionalizados, uma maior prevalencia de edentulismo (RP=1.44, IC95%=1.26-1.64), dentes cariados (MD=0.88, IC95%=0.71-1.05) e dentes perdidos (MD=4.58, IC95%=1.89-7.27), mostrando que idosos institucionalizados apresentam uma pior condicao de saude bucal comparada aos nao-institucionalizados. Conclui-se que a qualidade de vida de idosos institucionalizados e influenciada pelo estado de saude geral desses individuos. A saude bucal possui pouca influencia sobre o estado de saude ou qualidade de vida, embora pior condicao seja identificada entre os idosos institucionalizados.
Interno - 123.456.748-22 - ANTONIO CARLOS PEREIRA - UNICAMP
Externo à Instituição - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA