PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: SARA BRITO SILVA COSTA CRUZ

DISCENTE: SARA BRITO SILVA COSTA CRUZ
DATA: 13/12/2018
LOCAL: Auditório da Escola Técnica
TÍTULO: Avaliação de propriedades hematológicas e trombogênicas de nanofibras cerâmicas produzidas por método de Solution Blow Spinning (SBS).
PALAVRAS-CHAVES: Nanofibras, Hemocompatibilidade, Coagulação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Nas ultimas decadas com o desenvolvimento e os progressos da nanotecnologia, em especial as nanofibras tornaram-se atraentes para numerosas aplicacoes. Objetivando possiveis finalidades clinicas para o uso de nanofibras, o estudo da hemocompatibilidade deve ser considerado. Dessa maneira, testes que estimam esses comportamentos sao essenciais em todas as formas de nanoestruturas com as quais se deseja trabalhar em um meio biologico. Torna-se perceptivel que a compatibilidade sanguinea de alguns biomateriais carece de esclarecimento. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades hematologicas e trombogenicas de nanofibras ceramicas produzidas atraves do metodo de Solution Blow Spinning (SBS). Para tal, utilizaram-se metodos de analise fisica para determinacao de molhabilidade atraves da mensuracao do angulo de contato e para identificacao da fase cristalina das fibras por difracao de raios X. Em seguida, foram realizados testes biologicos de hemolise e hemaglutinacao. O tempo de coagulacao tambem foi mensurado quando do contato das nanofibras com amostras de sangue total de voluntarios saudaveis (n=10), em duplicata. As nanofibras testadas apresentaram grande hidrofilicidade, com angulo de contato zero e fases cristalinas distintas. Sendo tambem observados caracteristicas de hemaglutinacao e capacidade de diminuicao do tempo de coagulacao. Assim sendo, os resultados obtidos sugerem que as nanofibras avaliadas exibem potencial hemostatico interessante, sugerindo utilizacao para ajudar a conter e/ou a controlar pequenas hemorragias em sitios cirurgicos. No entanto, novos estudos sao necessarios para melhor entendimento do comportamento e das interacoes sanguineas dessas nanoestruturas.
Externo ao Programa - 1885760 - JOELMA RODRIGUES DE SOUZA
Presidente - 1678418 - LUCIO ROBERTO CANCADO CASTELLANO