PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA MICHELE PAIXÃO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA MICHELE PAIXÃO DE OLIVEIRA
DATA: 06/05/2019
LOCAL: Auditório da Escola Técnica de Saúde da UFPB
TÍTULO: Estudo da correlação entre os estágios de mineralização de molares e a idade esquelética em relação ao crescimento puberal
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia. Ortodontia. maturação Óssea.
RESUMO: Introdução: A determinação do período do Surto de Crescimento Puberal (SCP) que o paciente se encontra é utilizada na odontologia com ênfase na ortodontia, no planejamento dos casos, definindo a melhor época do início do tratamento ortopédico. O exame radiográfico é útil neste processo de verificação do crescimento, maturação óssea e as radiografias dentárias tem sido objeto de comparações para saber se podem representar um método confiável da análise do SCP. Objetivo: Analisar a correlação e concordância entre o método de análise simplificada do surto de crescimento puberal (SCP) por meio de radiografias panorâmicas utilizando o software Scapan em relação ao método de análise por radiografia carpal. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, procedimento descritivo-comparativo e técnica de documentação direta. A amostra foi selecionada de forma aleatória, composta por 100 pares de radiografias panorâmicas e carpais pertencentes a um mesmo individuo, com idade variando entre 7 a 17 anos, obtidas em um Centro de Radiologia e Documentação Odontológica. Foram coletados dados referentes à maturação óssea e dentária. Para determinar o estágio de crescimento puberal pela maturação óssea, as radiografias carpais foram avaliadas utilizando o software ‘’Radio memory’’, pelo cálculo da maturação óssea segundo Martins & Sakima. Para estabelecer o estágio de crescimento puberal pela maturação dentaria, os segundos molares superiores e inferiores foram avaliados de acordo com os estágios de mineralização de Nolla, aplicados ao software ‘’Scapan’’. Os dados foram avaliados mediante estatística descritiva e analise inferencial com os testes de correlação de Spearman e análise de concordância entre métodos de Bland-Altman. Resultados: A distribuição da amostra no sexo masculino foi de 49% (n=49) e no sexo feminino de 51% (n=51), a média de idade foi de 10,95 (±2,07) anos. De acordo com a correlação de Spearman, as variáveis relacionadas ao estágio de crescimento puberal obtido pela maturação óssea (MO) em radiografias carpais e o estágio de crescimento puberal obtido pela mineralização dentária (MD) dos segundo molares superiores e inferiores (MO x MD:17,27,37 e 47) apresentam valores semelhantes (s = 0,99). A análise de Bland-Altman para avaliar a concordância entre os métodos, permitiu verificar que a maior parte dos valores se encontra dentro dos limites estabelecidos. A melhor concordância encontrada ocorreu entre os métodos de maturação óssea e mineralização dentária dos elementos 17 e 27, em que 95% das observações se encontram dentro dos limites de concordância. Conclusão: Observou-se forte correlação entre as variáveis, havendo concordância satisfatória entre os valores encontrados para os métodos avaliados.
Interno - 2571802 - BIANCA MARQUES SANTIAGO
Externo ao Programa - 1636121 - SIMONE ALVES DE SOUSA