PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR CARTAXO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR CARTAXO FERNANDES
DATA: 28/11/2019
LOCAL: Auditorio do PPGO
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO E FATORES ASSOCIADOS EM ÁREAS COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FLÚOR NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Hipomineralização Molar-Incisivo; Fluorose Dentária; Escolares; Abastecimento Rural de Água
RESUMO: Diversos estudos têm se dedicado na investigação dos potenciais fatores etiológicos da Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) e estes têm apresentado resultados variados e inconclusivos, contudo a literatura ainda é escassa quando se avalia a prevalência da HMI em relação as variações nas concentrações de fluoretos. Objetivo: Investigar a prevalência de HMI em escolares das áreas rurais com diferentes concentrações de fluoretos na água de abastecimento, no interior da Paraíba e sua possível relação com a fluorose dentária e outros fatores associados. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado por meio de um levantamento epidemiológico de caráter transversal. A amostra foi composta por um censo de escolares da rede pública das zonas rurais, totalizando 610 alunos dos respectivos municípios do sertão paraibano (São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Marizópolis, Uiraúna, Triunfo e Poço Dantas), todos com histórico de áreas endêmicas de fluorose, segundo relatórios da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Os dados foram coletados através de exames clínicos e entrevistas com as mães. Por meio dos exames clínicos a HMI foi diagnosticada com base nos critérios da Academia Europeia de Odontopediatria, foi avaliado também a cárie dentária nas dentições permanente e decídua de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a prevalência e severidade da fluorose dentária. Enquanto a entrevista abordava questões inerentes aos períodos pré, peri e pós-natal, assim como também aspectos socioeconômicos e demográficos. Os exames foram realizados por um único examinador previamente calibrado, na própria escola. A análise dos dados foi realizada através do software estatístico no Statistical Package for the Social Sciences (software free version, SPSS/PC+, Inc.; Chicago, IL, USA), onde a análise descritiva dos dados foi trabalhada com a frequência absoluta (n) e relativa (%), enquanto que a análise inferencial utilizou o teste de regressão logística binária, qui quadrado de Pearson e teste exato de Fischer, considerando um intervalo de confiança de 95%, nível de significância α=0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do CCS/UFPB. Resultados: A prevalência de HMI foi de 9,8%, quanto a severidade foi observada que (59,6%) eram quadros leves e (40,3%) manifestações severas, os elementos dentários da maxila foram mais acometidos em relação aos da mandíbula. Dentro dos achados clínicos da HMI, o mais comum foram as opacidades demarcadas. Das 610 crianças avaliadas (38,5%) apresentavam fluorose dentária. A média de CPOD nas crianças portadoras de HIM foi superior em relação as crianças sem HMI. A análise estatística mostrou que não há significância entre as variáveis: sexo, idade e concentração dos níveis de fluoretos na água de abastecimento em relação a prevalência de HMI. Conclusão: O presente estudo verificou que os aspectos relacionados ao sexo, idade e concentrações de fluoretos não influenciam na prevalência de HMI, contudo, as crianças portadoras da condição tiveram um CPOD mais elevado, portanto, a Hipomineralização Molar-Incisivo pode ser considerada um fator de risco à doença cárie. A fluorose dentária quando presente junto à HMI aumentou a severidade das injúrias nos elementos dentários.
Externo ao Programa - 2527943 - ELIANE BATISTA DE MEDEIROS SERPA
Externo ao Programa - 1053043 - JOCIANELLE MARIA FELIX FERNANDES NUNES