PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: GREGORIO MARCIO DE F RODRIGUES

DISCENTE: GREGORIO MARCIO DE F RODRIGUES
DATA: 11/12/2019
LOCAL: Auditório do PPGO
TÍTULO: Avaliação da atividade antifungicain vitro da molécula 2-bromo-N-fenilacetamida contra isolados de Candida glabrata oriundas da cavidade bucal
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase Bucal; Candida glabrata; Acetanilida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Objetivo: Avaliar o potencial antifúngico de derivado de acetamida2-Bromo-N-fenilacetamida (A1Br) contra C. glabrataoriundas da cavidade bucal. Materiais e métodos: Realizou-se um estudo in vitro laboratorial, com abordagem indutiva. Os ensaios para avaliação da atividade antifúngica de A1Br,nistatina e miconazol contra linhagens de C. glabrata foram realizados pela técnica da microdiluição. Foram determinadas as Concentrações Inibitória Mínima (CIM), Fungicida Mínima (CFM) bem como avaliação das estruturas leveduriformes e testes de associação da molécula com os antifúngicos padrão. Resultados:Observou-se que a moléculaA1Br obteve CIM de 16 𝜇g/mL e CFM de 32-64𝜇g/mLapresentando potencial antifúngico similar a nistatina(CIM 8𝜇g/mL e CFM 8-32𝜇g/mL) e superior ao miconazol(CIM 64 𝜇g/mL e CFM de 512-1024𝜇g/mL)obtendo A1Br e nistatina efeito fúngicida e miconazolfungistático. Na avaliaçãomicromorfologica houve diminuição de todas as estruturas de A1Br nas concentraçõesCIM x 2 e antifúngicos com redução parcial na mesma para as duas linhagens estudadas,chegando a 100% na concentração de CIM x 4, teste Mann-Whitney em comparação com o controle (P < 0,05). No estudo de associação apresentou antagonismo para nistatina (ICIF = 4,5) e indiferença para o miconazol (ICIF = 1,25). Conclusão: A molécula estudada possui efeito antifúngico excelente frente a C.glabrata. Relevância clínica: Houve uma busca de novos produtos para formulações baseados na necessidade de mais alternativas contra fungos causadores infecções orais por C.glabrata. Apesar do ótimo potencial de ação antifúngico da molécula estudada se faz necessário mais estudos para avaliar mecanismos de ação desse produto e associação com outras substâncias.
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1335891 - FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA