PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: IGOR CARTAXO FERNANDES

DISCENTE: IGOR CARTAXO FERNANDES
DATA: 11/12/2019
LOCAL: Auditório LABIAL
TÍTULO: Hipomineralização Molar-Incisivo, fluorose e cárie dentária em áreas com diferentes concentrações de flúor na água.
PALAVRAS-CHAVES: Hipomineralização Molar-Incisivo; Fluorose Dentária; Cárie Dentária; Escolares; Abastecimento Rural de Água
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A hipomineralização molar incisivo é uma alteração de desenvolvimento do esmalte dentário de caráter qualitativo que acomete os primeiros molares permanentes podendo em alguns casos se estender aos incisivos permanentes. Objetivo: Investigar a prevalência de HMI, fluorose e cárie dentária em escolares das áreas rurais do interior do nordeste brasileiro com diferentes teores residuais de fluoretos na água. Materiais e Métodos: Trata-se de uma investigação transversal, realizada por meio de um levantamento epidemiológico, de natureza descritiva e analítica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do CCS/UFPB (08812219.2.0000.5188). Inicialmente foi realizado um mapeamento das concentrações de fluoretos nas águas das escolas das zonas rurais dos municípios do sertão do nordeste brasileiro (São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Marizópolis, Uiraúna). Constituiu-se um censo com escolares matriculados regularmente nas redes municipais de ensino com faixa etária de 6 a 12 anos e com todos os primeiros molares permanentes irrompidos, totalizado 610 crianças. Os pais/responsáveis responderam questionários sobre dados sociodemográficos. As crianças responderam os questionários sobre acerca de acesso aos serviços odontológicos, hábitos de higiene bucal. Um cirurgião-dentista foi calibrado para avaliação da fluorose dentária e da hipoplasia molar incisivo (Kappa= 0,73). Os dados foram coletados através de exames clínicos, observando a prevalência de HMI segundo os critérios da Academia Europeia de Odontopediatria, a cárie dentária foi analisada nos dentes permanentes e decíduos de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e a prevalência da fluorose dentária foi definida segundo o índice proposto por Thylstrup e Fejerskov. As mães das crianças com HMI foram convidadas para uma entrevistada sobre aspectos inerentes ao período da gestação até os primeiros anos de vida da criança. A análise dos dados foi realizada através do software estatístico no Statistical Package for the Social Sciences (software free version, SPSS/PC+, Inc.; Chicago, IL, USA). Foi realizada análise descritiva dos dados, enquanto a análise inferencial se deu pelos testes qui-quadrado, exato de Fischer e a regressão logística binária para análise multivariada, adotando para todos os testes um (IC=95%) e valor de p≤0,05 como significativo. Resultados: A prevalência de HMI foi de 9,8% de fluorose dentária foi de 38,5%. Não houve significância entre as variáveis independentes: sexo, idade e concentração de fluoretos na água em relação a prevalência de HMI (p>0,05), quanto a severidade foi observada que (58,3%) eram quadros leves e (41,7%) manifestações severas, os elementos dentários da maxila foram mais acometidos em relação aos da mandíbula. Foi observado que as crianças com fluorose dentária apresentaram uma maior predisposição a lesões severas de HMI (p=0,010; OR=4,462; IC=1,373-17,494). Dentro dos achados clínicos da HMI, o mais comum foram as opacidades demarcadas. A média de CPOD nas crianças com HMI foi 1,40 (±1,46) superior a 0,96 (±1,58) das crianças sem HMI. Não houve significância entre as variáveis: sexo, idade e concentração de fluoretos na água em relação a prevalência de HMI (p>0,05). A prevalência de fluorose. Conclusão: O presente estudo verificou que os aspectos relacionados ao sexo, idade e concentrações de fluoretos não influenciam na prevalência de HMI, contudo, as crianças com a HMI tiveram um CPOD mais elevado. A fluorose dentária quando presente junto à HMI aumentou a severidade das injúrias nos elementos dentários.
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Presidente - 6337281 - FABIO CORREIA SAMPAIO