PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THALLES MOREIRA SUASSUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALLES MOREIRA SUASSUNA
DATA: 16/12/2019
LOCAL: Auditório da LABIAL
TÍTULO: Avaliação de Saúde Bucal em pacientes Psoriásicos atendidos em um Centro de Referência do Nordeste do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Psoríase; Psoríase Bucal; Língua Fissurada; Glossite Migratória
RESUMO: A psoríase é uma doença inflamatória comum crônica multissistêmica imunomediada e recorrente na qual a desregulação do sistema imunológico resulta em super expressão de citocinas inflamatórias e uma proliferação exagerada de queratinócitos com manifestações clínicas predominantemente cutâneas. Embora o acometimento principal seja cutâneo, há possibilidade de envolvimento de articulações, unhas e de mucosas, incluindo a mucosa oral, o que pode favorecer o surgimento de alterações bucais como a língua geográfica e a língua fissurada. O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento epidemiológico da condição de saúde bucal e da existência de lesões orais em pacientes psoriásicos. Foram realizados anamnese e exame físico da cavidade oral nos pacientes atendidos no ambulatório do Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase do Estado da Paraíba (CRATP-PB) e as informações registradas no banco de dados da pesquisa para posterior comparação com os da literatura mundial com o intuito de investigar mais a relação da psoríase com as alterações bucais. No período compreendido para coleta de dados (março a setembro) foram examinados 126 pacientes. Destes, 6 já constam na tabela de banco de dados com as informações completas. Encontrou-se uma porporção homem/mulher de 2:1, uma idade média de 58,5 anos (33-71), sem predileção por raça (2 brancos, 2 pardos e 2 negros) e todos casados. Cinco moram na grande João Pessoa e um era do interior do estado. Socioeconomicamente observamos que todos pacientes eram desfavorecidos (até 6 salários mínimos de renda familiar, sem plano de saúde e sem ensino médio completo). Dentre destes pacientes, 4 possuíam psoríase do tipo de grandes placas, dois do tipo pequenas placas e um do tipo palmoplantar. Sendo que em 66% a psoríase começou pelo couro cabeludo. Cinco pacientes faziam acompanhamento regular e um não, o qual vivenciava crises constantes. O PASI era alto em todos os casos (média de 20,71). Em quatro, a queixa principal é o prurido. Cinco já conviviam com dores articulares, que, em metade dos casos iniciou-se na quinta década de vida, no restante iniciou-se antes. Em relação à saúde bucal, 5 possuíam ISG nulo e alto CPO-d e um com ISG de 28 e baixo CPOd =5. Quanto às afecções bucais, observamos que cinco apresentavam língua fissurada, enquando que, nesta amostra, nenhum apresentou língua geográfica no momento do exame. Perante essa pequena amostra, podemos concluir que entre psoriásicos há uma elevada prevalência de língua fissurada.
Externo ao Programa - 1811959 - JOSE WILSON NOLETO RAMOS JUNIOR
Externo ao Programa - 1009011 - MARIA SUELI MARQUES SOARES