PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA RODRIGUES DE MELO

DISCENTE: ANA CAROLINA RODRIGUES DE MELO
DATA: 30/06/2020
LOCAL: USO DE RECURSOS À DISTÂNCIA
TÍTULO: Qualidade do sono e qualidade de vida em pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM)
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; Síndrome Miofascial de Disfunção Dolorosa Temporomandibular; Sono.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de distúrbios, onde seus sinais e sintomas podem ter impacto na qualidade de vida, no sono e nos aspectos psicossociais dos pacientes. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da qualidade do sono na severidade da DTM e qualidade de vida em paciente atendidos nas Clínicas de Fonoaudiologia e Oclusão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Metodologia: A amostra foi composta por pacientes 31 com queixas de DTM, que responderam a 4 questionários: Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); The Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14); Questionário Anamnésico (DMF); e o Eixo II do Critérios Diagnósticos De Pesquisa em Disfunção Temporomandibular (RDC). Também foi realizado um exame clínico para verificar a severidade da DTM segundo o Ìndice Temporomandibular (TMI). Os dados foram analisados no SPSS (20.0) mediante estatística descritiva e inferencial por testes paramétricos e não paramétricos (p MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1490571 - ANDRE ULISSES DANTAS BATISTA
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE