PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE ROLIM DE LAVOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANE ROLIM DE LAVOR
DATA: 06/11/2020
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Defeitos de Desenvolvimento do Esmalte dos Incisivos Maxilares em indivíduos nascidos com Fissura Labial e/ou Palatina
PALAVRAS-CHAVES: fissura labial, fissura palatina, hipoplasia do esmalte dentário, anormalidade dentária.
RESUMO: Fissuras de lábio e/ou palato (FLP) constituem a malformação congênita mais frequente da cabeça e pescoço, com os indivíduos fissurados exibindo mais chances de apresentar anormalidades como os defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE). A metaloproteinase 2 da matriz (MMP2) é uma proteína ligada à membrana com capacidade de degradação do colágeno e desempenha papéis importantes na formação e mineralização dos dentes. O objetivo deste estudo foi de avaliar a frequência, localização, severidade e extensão dos DDE encontrados nos incisivos maxilares para grupos de indivíduos nascidos com FLP, bem como compreender sua relação com o lado da fenda. Além disso, este estudo aborda a hipótese de que DDE podem ser influenciados pela variação nos genes MMP2 (rs9923304). Amostras individuais, história clínica, fotografias intraorais e radiografias panorâmicas foram obtidas de 233 pacientes em tratamento no Serviço de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba. As imagens digitais foram examinadas pelo mesmo avaliador por meio da Classificação de Defeitos de acordo com o Índice DDE Modificado, e então carregadas no software Image Tool, onde duas medições foram realizadas: área total da superfície vestibular (Asup) e área do defeito do esmalte (Adef), obtendo-se a porcentagem da área da superfície afetada (%Aafet) (ICC = 0,99). DNA genômico foi extraído de amostras de saliva de 124 indivíduos. A genotipagem foi realizada usando o método TaqMan para um marcador em MMP2 (rs9923304). As análises estatísticas foram realizadas pelo software The Jamovi Project. O teste de Shapiro-Wilk foi aplicado, seguido do teste t de Student e do teste de Mann-Whitney. Foram realizados os testes qui-quadrado e exato de Fisher, assim como os cálculos de odds ratio (OR) com intervalo de confiança de 95% (IC) para determinar o equilíbrio de Hardy-Weinberg (α = 0,05). Não foram encontradas diferenças significativas na prevalência e extensão dos defeitos do esmalte entre homens e mulheres nascidos com FLP (p = 0,06). A frequência de indivíduos apresentando elementos com DDE, em relação ao lado fissurado e não fissurado, foi estatisticamente diferente (p <0,001; OR = 7,15; IC: 4,674> 7,151> 10,942). No entanto, as médias para a %Aafet foram semelhantes (p = 0,18). As maiores médias da %Aafet foram encontradas em indivíduos com fissura bilateral labial com ou sem fenda palatina (FBLP) quando comparados aos indivíduos com fissura unilateral labial com ou sem fenda palatina (FULP), para os elementos dentro (DA) e fora da área da fissura (FA) (p <0,001). Independentemente do lado da fissura, FBLP exibiu 7,85 vezes mais chances de ter mais de um terço da superfície dentária afetada, apresentando defeitos mais presentes nos três terços (FA: p <0,001) (DA: p = 0,03), bem como maior frequência de mais de um tipo de defeito (FA: p <0,001) (DA: p = 0,008), enquanto indivíduos com FULP exibiram defeitos isolados e restritos a apenas um terço, mais comumente o terço incisal (FA: p = 0,009) (DA: p = 0,001), com maior prevalência de defeitos mais brandos, como as opacidades demarcadas (p = 0,02) e difusas (p = 0,008). Maior frequência do alelo T, menos comum, foi observada no grupo de indivíduos com FLP que apresentava todos os elementos afetados ou pelo menos dois elementos com %Aafet maior que 20% (p = 0,02). Nossos resultados sugerem que a MMP2 pode ter um papel importante nos casos que apresentaram DDE e a genotipagem rs9923304 poderia servir como base para uma abordagem genômica com o intuito de definir riscos para indivíduos nascidos com FLP. A frequência e a severidade dos DDE estão fortemente relacionadas ao fenótipo da FLP, uma vez que os maiores valores foram encontrados para a FBLP. No entanto, a extensão desses defeitos não depende de sua relação com o lado da fenda.
Interno - 6337281 - FABIO CORREIA SAMPAIO
Externo à Instituição - KARINA GOTTARDELLO ZECCHIN