PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI BARBOSA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI BARBOSA ALVES
DATA: 21/07/2021
LOCAL: Uso de recursos a distância
TÍTULO: ESTIMATIVA DE IDADE PELO ÍNDICE DE MATURAÇÃO DO 3º MOLAR POR MEIO DE MÉTODO SEMI-AUTOMATIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Forenses; Estimativa de Idade; Algoritmo.
RESUMO: A estimativa da idade de indivíduos vivos é frequentemente realizada na prática das ciências forenses, principalmente quando as autoridades suspeitam que a idade cronológica de um indivíduo esteja errada ou não possua identificação. A estimativa de idade é realizada como pré-requisito e como tentativa de reduzir a decisão judicial inadequada no âmbito penal, como também no âmbito administrativo ou civil. Em muitos países, o limite de idade legal é entre 14 e 21 anos, com 18 anos sendo a demarcação legal mais frequente entre o status de criança e adulto. Dentre os métodos disponíveis, a avaliação do Índice de Maturação do 3º Molar (I3M) torna-se relevante por se tratar de um método cuja amostra utilizada é uma população de faixa etária entre 14 e 23 anos e que foi validado. O objetivo do trabalho foi avaliar nas radiografias panorâmicas o I3M e validar a estimativa de maioridade através do ImageJ utilizando um plug-in baseado através de algoritmos (linguagem de programação), além de padronizar e dar maior agilidade na maneira como a estimativa de maioridade através do I3M é realizada. Foram analisadas 394 radiografias panorâmicas, a idade estimada foi comparada com a idade cronológica real para determinar a sensibilidade do método e especificidade, além da comparação do I3M analisados através do Adobe Photoshop CS de forma manual e Image J de forma automatizada através do plugin criado. Tendo como benefício xa padronização e praticidade na obtenção do I3M.
Interno - 2938952 - LAISE NASCIMENTO CORREIA LIMA
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS LINHARES DE OLIVEIRA