PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUISIANE DE AVILA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUISIANE DE AVILA SILVA
DATA: 06/10/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Odontologia
TÍTULO: A condição de saúde bucal e a Qualidade de Vida das crianças com Paralisia Cerebral difere das crianças sem necessidades especiais?
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia, Paralisia cerebral, saúde bucal, cárie dentária, Qualidade de vida
RESUMO: Resumo A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento de movimento e postura, que causa atividade limitada, atribuídos a problemas não progressivos ocorridos no desenvolvimento cerebral fetal ou infantil. A PC provoca alterações estruturais na região orofacial e hábitos parafuncionais. Quando associada a déficits neurológicos pode ocorrer uma variedade de alterações dentais desde cárie dentária e doença periodontal, má oclusão, bruxismo e defeitos de desenvolvimento do esmalte. Objetivo: verificar se a saúde bucal, a qualidade de vida e a qualidade de vida relacionada com a saúde bucal das crianças com Paralisia Cerebral difere daquelas sem essa condição. Metodologia: foi realizado um estudo transversal controlado com abordagem quantitativa, procedimentos descritivos e analíticos, método indutivo e técnica de observação direta intensiva e extensiva. Amostra não probabilística será composta de 116 crianças com PC em 348 sem necessidades espaciais de 2 a 12 anos, pareados por idade e sexo, atendidos em Instituições reabilitadoras em João Pessoa- PB e em creches e escolas da rede municipal de ensino do bairro José Américo da mesma cidade Resultados parciais: as crianças com PC apresentaram maior prevalência de cárie dentária e pior qualidade de vida do que crianças sem PC. Os pais das crianças sem PC são mais jovens e apresentam renda igual ou inferior a um salário mínimo brasileiro.
Externo à Instituição - ANA MARLY ARAÚJO MAIA AMORIM
Interno - 2405870 - LEOPOLDINA DE F DANTAS DE ALMEIDA