PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOYSE MARTORANO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOYSE MARTORANO FERNANDES
DATA: 10/10/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Odontologia
TÍTULO: Atividade antifúngica do cinamaldeído, terpineol e própolis vermelha frente à biofilmes de Candida spp
PALAVRAS-CHAVES: biofilmes, Candida, controle da infecção.
RESUMO: Resumo: Infecções por Candida spp apresentam elevada prevalência na cavidade bucal, sendo indicado o uso de fármacos como a nistatina, fluconazol, miconazol. Em infecções específicas como a estomatite associada ao uso de próteses e a periimplantite, recomendade o uso de bochechos com clorexidina. Entretanto, são observados efeitos adversos, e por isso estudos recentes buscam alternativas terapêuticas baseadas em produtos de origem natural. Objetivou-se avaliar o efeito inibitório do cinamaldeído, terpineol e própolis vermelha frente à biofilmes de Candida spp. Para o terpineol e cinamaldeído avaliou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM), sendo o cinamaldeído também analisado quanto a sua atividade metabólica (MTT) e viabilidade celular (UFC/mL) em biofilmes uniespécie e multiespécie desenvolvidos sobre superfícies de titânio. A mesma metodologia (MTT e UFC/mL) também foi empregada para a própolis vermelha. Nestes dois ensaios os dados foram analisados por ANOVA complementada por Tukey (α=5%). Verificou-se que a CIM para o terpeniol variou de 312,5mg/mL a 40mg/mL e a do cinamaldeído de 78mg/mL a 20mg/mL, ambos a depender da cepa empregada. Para os testes de viabilidade celular, a própolis vermelha obteve redução em 72%, em comparação ao grupo controle no biofilme uniespécie (p<0,05). Em relação à atividade metabólica, o grupo da própolis vermelha também obteve redução em 81% e 74% (p<0,05), para os biofilmes uniespécie e multiespécie, respectivamente. Portanto, conclui-se que o cinamaldeído, terpineol e própolis vermelha apresentam efeito inibitório frente a cepas de Candida spp, embora ocinamaldeído não tenha demonstrado atividade satisfatória em biofilmes desenvolvidos sobre superfícies de titânio.
Presidente - 311314 - ANA MARIA GONDIM VALENCA
Interno - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN