PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7797

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA DE MACEDO ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA DE MACEDO ANDRADE
DATA: 20/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Odontologia
TÍTULO: ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO (+)-α-pineno E (+)-β-pineno ISOLADOS E ASSOCIADOS SOBRE Candida spp. DE INTERESSE CLÍNICO PARA CAVIDADE BUCAL
PALAVRAS-CHAVES: Candidíase, Produtos com Ação Antimicrobiana, Antifúngicos, Sinergismo Farmacológico, Simulação de Acoplamento Molecular.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Resumo Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação antifúngica dos Enantiômeros (+)-α-pinene e (+)-β-pinene isolados e associados sobre espécies de Candida, seus possíveis mecanismos de ação, suas interações moleculares com enzimas relacionadas à formação da parede e membrana celular fúngica, bem como sua atividade antibiofilme. A Concentração Inibitória Mínima (CIM), a Concentração Fungicida Mínima (CFM), o índice de Concentração Inibitória Fracionada (ICIF), a Curva de Morte Microbiana, o mecanismo de ação, o Docking models e o efeito sobre o biofilme proporcionado pelos enantiômeros foram determinados. A CIM do (+)-α-pinene variou entre 112.5 a >7200 µmol/L, já para o (+)-β-pinene, os valores de CIM variaram entre7200µmol/L e <56.25 a 1800 µmol/L, respectivamente. De acordo com a razão CFM/CIM, (+)-α-pinene e (+)-β-pinene apresentam um efeito fungicida sobre as cepas testadas. Após a associação dos produtos avaliados, foi observada uma diminuição nos valores de CIM para ambas as substâncias, sendo encontrados valores de 1800µmol/L para (+)-α-pinene e 220µmol/L para (+)-β-pinene contra C. albicans, já para C. glabrata os valores de CIM do (+)-α-pinene caiu para 440 µmol/L, porém para (+)-β-pinene não houve redução da CIM, sendo verificado valores de ICIF de 0,5 e 1125, respectivamente, correspondendo a aditividade. Foi observado que nas concentrações CIMx2 e CIM, o (+)-β-pinene foi capaz de reduzir significativamente o número de UFC/mL, quando comparados ao grupo controle a partir de 2 horas. Os valores de CIM do (+)-β-pinene aumentaram 2x para as cepas C. tropicalis e C. krusei, na presença de sorbitol 0,8 M, já na presença do ergosterol esses valores permaneceram inalterados, sugerindo, que essa substância atua através da inibição da síntese da parede celular. Na avaliação da simulação de acoplamento molecular, os valores de energia de ligação entre (+)-β-pinene e enzimas, mostraram que a Delta-14-esterol redutase apresentou maior interação, sugerindo provável ação na biossíntese do ergosterol. O (+)-β-pinene apresentou capacidade anti-aderente, inibindo 42 a 67% do biofilme multi-espécie. Assim, esses terpenos podem representar uma nova possibilidade entre os produtos com atividade antifúngica contra Candida spp.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2196437 - FREDERICO BARBOSA DE SOUSA
Externo à Instituição - LUCIANA SCOTTI
Externo à Instituição - PEDRO LUIZ ROSALEN