PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA KELLY BATISTA DA SILVA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA KELLY BATISTA DA SILVA LEITE
DATA: 25/10/2017
LOCAL: Auditório da Escola Técnica
TÍTULO: Avaliação citotóxica e imunomoduladora do nitrato de cério incorporados em resinas acrílicas termopolimerizáveis sobre leucócitos humanos
PALAVRAS-CHAVES: cério, polimetil metacrilato, imunomodulação
RESUMO: Introdução: Inúmeras pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de melhorar, através da incorporação de biomateriais, características mecânicas, físicas, antimicrobianas e citotóxicas das resinas acrílicas de poli (metil metacrilato) (PMMA) utilizadas para base de prótese. O nitrato de cério tem aplicação no tratamento de queimaduras e apresenta efeito antimicrobiano, principalmente contra C. albicans. Uma nova estratégia terapêutica para a estomatite protética, baseada na incorporação de um biomaterial é relavante para prática clínica. Neste contexto, a atividade imunomoduladora do nitrato de cério incorporado as resinas ainda não foi investigada. Objetivo: avaliar, in vitro, a citotoxicidade e imunomodulação do nitrato de cério incorporado em resinas acrílicas termopolimerizáveis sobre leucócitos isolados do sangue de humano. Metodologia: A citotoxicidade foi avaliada utilizando o alamarBlue® de acordo com o protocolo do kit (Bio-Rad, Hercules, EUA) sobre PBMCs humanos isolados do sangue. A concentração das citocinas foi determinada através do OptEIA Kit (Becton Dickinson, Franklin Lakes, Nova Jersey, EUA) de acordo com o protocolo do kit. A produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) foi avaliada sobre PNMs isolados do sangue humano com ativador luminol por método de citometria de fluxo. Os dados foram tabulados através do teste de Kruskal Wallis com o post hoc de Tukey (α = 0,05), para uma distribuição não-normal (teste de Shapiro-wilk), usando o programa estatístico GraphPad versão 7.00, valores de p < 0,05 foram considerados significativos. Resultados: a solução de nitrato de cério demonstrou viabilidade celular de 98,55% na concentração de 3250 μL/mL (32XCIM). Valores acima dessa concentração diminuem, significativamente, a viabilidade celular das PBMCs para 16,61%, valores acima dessa excluída dos experimentos. Não foi observado redução a viabilidade celular das PBMCs nas concentrações dos grupos testes (16xCIM e 32xCIM) comparado aos grupos controle, o grupo que continha a maior concentração da solução de nitrato de cério (2xCIM – 3250 μL/mL) obteve a viabilidade das PBMCs (99,48%) bastante semelhante com o grupo controle da resina acrílica (95,74%). Conclusão: o nitrato de cério incorporado em resinas acrílicas termopolimerizáveis apresenta viabilidade celular frente as células PBMCs. O aumento da concentração CIM para 2xCIM não desenvolveu citotoxicidade nas células estudadas apresentando-se como um resultado satisfatório, já que quanto maior a concentração do nitrato de cério incorporado, até um certo limite (3250 μL/mL), a atividade antimicrobiana do mesmo torna-se maior. Novos estudos sobre células mais específicas são necessários para estabelecer o papel do cério nas células humanas e tornar viável sua incorporação nas resinas acrílicas.
Presidente - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN
Interno - 1089793 - SABRINA GARCIA DE AQUINO